equipe de campanha do vereador e candidato a prefeito de Cuiabá, Abílio Júnior (Podemos) afirma, em nota emitida na noite desta quarta (28), que a música “E vamos à luta”, de Gonzaguinha, foi utilizada na propaganda eleitoral do parlamentar e já não faz mais parte da programação veiculada em rádio e TV.
O candidato foi alvo de críticas por parte do filho do cantor, Daniel Gonzaga, que o acusou de utilizar a canção sem autorização e ignorando direito autorais.
Daniel usou suas redes sociais para dizer, que caso a campanha desse continuidade ao uso da melodia, iria processar Abílio.
Conforme a nota do candidato, desde que a música saiu do ar, a campanha tem utilizado apenas uma paródia produzida pela artista regional Lorena Ly.
“Há decisão do STJ que assegura que paródia não viola direitos autorais em “jingles” de campanhas eleitorais”, destaca.
No posicionamento, a assessoria de Abílio explica que tão logo foi utilizada a canção em questão, a equipe de mídia da campanha procurou o Ecade para recolher eventuais taxas pelo uso e foram informados que a categoria “jingle” não é valorada pela entidade.
“Imediatamente após esta informação deixaram de utilizar a canção na campanha, que foi substituída pela paródia já no segundo dia de exibição da propaganda eleitoral”, diz a nota.
Ainda conforme a campanha, houve várias tentativas de contato com a família do músico por meio telefônico (21-22625449), bem como com a editora “Moleque”, via redes sociais, mas os perfis constam bloqueados para mensagens. (Fonte: RD News)