Cuiabá avança no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019 superando as projeções do Ministério da Educação. Segundo os dados divulgados nesta terça-feira (15), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nos anos iniciais, que compreendem do 1º ao 5º Ano, Cuiabá saiu de 5,5, em 2015 para 5,7 em 2017 alcançando os 5,8 em 2019, superando a meta projetada de crescimento que era de 4,9.
Nos anos finais (do 6º ao 9º Ano), a média das escolas alcançaram 5,0, bem acima dos 4,7 registrados em 2017 e dos 4,9 projetados. Nessa modalidade, o índice superou o registrado em 2017 e ainda cresceu significativamente em 2019. Desde 2007, Cuiabá vem apresentando uma curva crescente e consistente nos índices, partindo de 3,5 naquele ano, até alcançar o índice atual.
“É com imensa satisfação que recebemos essa ótima notícia nesta terça-feira. O fator que mais nos chama a atenção nessa avaliação é que a evolução tem sido constante. Isso é fruto de um trabalho que possui como base a valorização dos profissionais da educação e também o de procurar sempre oferecer a melhor estrutura possível às nossas crianças”, comemora o prefeito Emanuel Pinheiro.
A secretária interina de Educação, Edilene Machado, destacou o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com a qualidade do ensino, a evolução do trabalho pedagógico que vem sendo implementado nas 165 unidades educacionais que compõe a rede pública do Município, e o fortalecimento da formação dos profissionais como componentes fundamentais para o crescimento e a qualidade do ensino em Cuiabá.
“Nossa prioridade é a alfabetização, mas nem por isso deixamos de fortalecer programas voltados para a proficiência dos nossos 52 mil alunos, a melhoria na qualidade do Ensino e a formação dos nossos profissionais”, destacou Edilene Machado.
A secretária cita a criação de alguns programas como fundamentais para esta evolução. São os casos, por exemplo, dos programas da Inteligência Sócioemocional, o de Alfabetização Cuiabano (ProAC) e o de Melhoria da Proficiência (Promp), ambos com material estruturado e, ainda a política municipal de Educação, a Escola Cuiabana, documento que reestrutura as diretrizes educacionais e reorganiza e moderniza os currículos.
Fonte: Folhamax