Uma onça pintada adulta, com ferimentos e com sinais de queimaduras, foi resgatada na região Porto Jofre, no Pantanal mato-grossense, pelos bombeiros e médicos veterinários voluntários que atuam no resgate de animais feridos na região. O animal recebeu os primeiros atendimentos no local e depois foi encaminhado para Cuiabá pelo helicóptero Cougar UH-15 da Marinha do Brasil.
No aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, uma equipe do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros esperava pelo animal e o levou para o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para receber o tratamento adequado.
Nesta semana, o Corpo de Bombeiros começou a construção de um refúgio, de cerca de sete mil hectares, para animais silvestres dentro do Parque Estadual Encontro das Águas. A região é conhecida pela concentração de onças-pintadas. Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), estima-se que a área seja habitada por cerca de oito onças a cada 100 km².
O Parque tem uma área de 108 mil hectares, sendo que 55 mil hectares foram atingidas pelo fogo. A estimativa é que fogo já tenha alcançado mais de dois milhões de hectares em todo Pantanal mato-grossense.
Fonte: Repórter MT