No dia 10 de setembro de 2020, o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,6°C em Cuiabá, na leitura oficial da temperatura máxima que é feita às 21 horas (Brasília). Este valor igualou o recorde histórico de maior temperatura já registrada em Cuiabá, desde 1911, quando o INMET iniciou as medições oficiais regulares na capital de Mato Grosso, que foi registrada em 16/9/2019.
Em 16 de setembro de 2019 , a temperatura máxima chegou aos 42,6°C na leitura oficial do termômetro feita às 21 horas (em Brasília) pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
O recorde histórico considera todas as temperaturas, de todos os meses, de todos os anos, desde o início das medições.
Portanto, estamos diante da maior temperatura já registrada oficialmente em Cuiabá desde 1911.
Mas se previsão da Climatempo para os próximos dias se confirmar, um novo recorde histórico poderá ser estabelecido.
A previsão é de que a temperatura alcance 43°C no domingo, dia 13 de setembro, e-ou na segunda-feira, dia 14.
O estado de Mato Grosso foi a região mais quente do Brasil esta semana. Cuiabá e Poxoréo disputaram ao longo da semana o posto de lugar mais quente do país, considerando-se todos locais de medição do INMET.
Na sexta-feira, 11 de setembro, o INMET registrou 42,4°C em Cuiabá às 21 horas (Brasília) e foi a segunda maior temperatura até agora para o ano de 2020.
Confira outros valores extremos:
41,7°C em Cáceres, 41,4°C em Porto Estrela. Outros locais no estado registraram temperaturas entre 38°C e 40°C.
Previsão
A tendência é de maior aquecimento no fim de semana em todo o estado de Mato Grosso. Cuiabá vai esquentar mais também. Não há nenhuma expectativa de chuva pelo menos até o começo da primavera, em 22 de setembro.
Com informações Climatempo