Incêndios florestais consomem mais de 100 mil hectares em Chapada e Poconé

Fonte:

Equipes do Corpo de Bombeiros combatem dois grandes focos de incêndios florestais que atingem regiões em Chapada dos Guimarães e Poconé, a 70 km e 100 km de Cuiabá respectivamente, nesta segunda-feira (3).

Em Chapada dos Guimarães, bombeiros da Base Descentralizada que se deslocaram nas primeiras horas da manhã para combater o incêndio florestal próxima do Lago do Manso calculam que o fogo já consumiu mais de 60 mil hectares.

Na região Sul de Poconé, nas proximidades da estrada Transpantaneira e Fazenda São José, a estimativa é que o incêndio já tenha atingido mais de 40 mil hectares de vegetação.

As seis equipes com 18 homens atuam no combate direto, confecção de aceiros e sobrevoos de reconhecimento.

Para controlar as chamas está sendo usada uma aeronave AirTractor, um quadriciclo, quatro caminhonetes, um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e três máquinas tipo pá carregadeira para construção de linhas de defesa na operação.

“Tais maquinários serão empregados para fortalecer a estratégia de contenção ao incêndio na região, aumentando a capacidade operacional das equipes de resposta que trabalham 24 horas por dia no combate ao fogo no Pantanal Mato-grossense”, diz trecho de nota oficial dos Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria Estadual de Meio Ambiente atuam sob a coordenação do Centro Integrado Multiagências, com apoio do Batalhão de Emergências Ambientais.

Fonte: PNB Online