O primeiro domingo (02.08) de funcionamento no Centro de Triagem da Covid-19 foi exitoso. Sem nenhum tipo de aglomeração, as pessoas que procuraram o local aguardavam tranquilamente os chamados no painel eletrônico para serem atendidas e realizarem o teste para o diagnóstico do coronavírus.
A primeira paciente atendida neste domingo no Centro de Triagem foi a técnica em nutrição, Marlene Alves, moradora do bairro Pedra 90. Após sentir sintomas gripais, ela decidiu ir ao local para fazer o teste.
Marlene destacou que a iniciativa do Governo de Mato Grosso, de promover a testagem da população, é uma excelente alternativa pois “muitas pessoas não têm condições de pagar pelo teste”. Em aproximadamente meia hora, o atendimento foi finalizado e o resultado foi negativo para Covid-19.
Eliana Angélica, moradora do bairro CPA, disse que procurou uma Unidade Básica de Saúde do município, mas desistiu de realizar o teste devido à demora na entrega do resultado, que sairia em duas semanas. Ela ainda explicou que ficou sabendo do serviço prestado no Centro de Triagem por meio do jornal e recebeu indicações de outras pessoas sobre o rápido atendimento oferecido no local.
“Sábado procurei por atendimento na UPA, eu não estava me sentindo bem, queria fazer o teste lá, mas desisti porque o resultado estava saindo com 15 dias. Não dava para ficar esperando tudo isso, preciso saber logo, até porque o meu esposo testou positivo. Algumas pessoas conhecidas me indicaram o Centro pelo rápido e bom atendimento”, disse Eliana.
O secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, esteve presente no Centro de Triagem para acompanhar os primeiros atendimentos na manhã deste domingo. O gestor disse que o objetivo da oferta de atendimento aos domingos é alcançar pessoas que não podem ir durante os dias úteis. “Com o retorno das atividades econômicas, as pessoas não têm condições de comparecer ao local. Por isso, ampliamos os dias para aqueles que não conseguem vir durante a semana venham aos sábados e aos domingos”.
Atendimentos realizados
Os dados parciais de atendimento, informados nesta manhã pela secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Caroline Dobes, apontou que das 650 senhas disponíveis para a retirada, 578 já haviam sido distribuídas.
Ainda de acordo com as explicações da gestora, o atendimento segue o mesmo ritmo, igual dias anteriores. “Ficamos satisfeitos com esse resultado. A população precisa ser atendida no sábado e domingo, tivemos mais uma decisão certa, exatamente para contemplar todos, pois nosso objetivo é não deixar ninguém de fora para que possamos alcançar o maior número possível de pessoas”.
Waldeci Donizete Vicente, vendedor ambulante, morador de Várzea Grande, faz parte da parcela da população que, devido à rotina de trabalho, não conseguiu acessar os serviços no Centro de Triagem durante a semana. Porém, foi até o local para buscar atendimento. Preocupado, ele explicou que decidiu fazer o exame, porque presenciou muitos amigos que testaram positivo para a doença sem apresentar nenhum sintoma.
“Eu fiquei trabalhando a semana inteira e tirei o domingo para vir na Arena e fazer o teste da Covid-19. Muito colegas meus tiveram coronavírus e não apresentaram nenhum sintoma. Eu tenho contato com muitas pessoas, então preciso fazer esse exame para saber se tenho a doença. Preciso aproveitar que o Governo de Mato Grosso está ajudando. Fui muito bem atendido, aqui tem uma equipe legal, sabe conversar bem com a gente, o atendimento aqui está aprovado”, avaliou.
O Centro possui uma equipe de 20 médicos, que atendem adultos com sintomas leves da Covid-19. Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.
A iniciativa é uma ação Governo de Mato Grosso para auxiliar a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana no diagnóstico e tratamento precoces do coronavírus, de forma a evitar o agravamento da doença em pessoas que inicialmente apresentam sintomas leves da síndrome respiratória.
Serviço
O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá.
O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. São entregues até 650 senhas das 6h às 6h45. É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.
Para saber mais sobre o passo a passo de como funciona o atendimento clique aqui.
Para saber como chegar ao Centro de Triagem na Arena Pantanal clique aqui.
Com informações: Governo de Mato Grosso