A obra para construção de uma ponte de concreto no Córrego do Moinho, que ligará os bairros Jardim Itália e Recanto dos Pássaros, teve início na última semana com a limpeza da área, mobilização dos equipamentos e mão de obra. O próximo passo é realizar as medições para construir a fundação.
Segundo o gerente de engenharia da Ginco, Felipe Carlesso de Oliveira, a ponte terá o custo aproximado de R$ 2,4 milhões e a previsão de conclusão é de 24 meses. “O principal benefício deste projeto é a agilidade na mobilidade urbana, pois a ponte ligará duas grandes regiões, encurtará distâncias e será um alívio para desafogar o trânsito em horário de pico. A ponte terá 36 metros de extensão e 18 metros de largura para comportar duas pistas”.
O projeto, que é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a empresa e a prefeitura de Cuiabá, também prevê 900 metros de pavimentação de pista para completar a ligação das duas regiões, sob a responsabilidade do município. Segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, seguindo os ajustamentos de conduta com a prefeitura, em breve serão realizadas as vistorias a essa obra importante para Cuiabá.
A política de mobilidade urbana que está sendo implementada pela prefeitura de Cuiabá passa pela humanização do trânsito, pela rapidez e facilidade de deslocamento das pessoas na Capital.
“Para isso estamos investindo no transporte coletivo, nos dois viadutos, um na Avenida das Torres e outro na Avenida Beira Rio, e também estamos investindo em vários pontos de diminuição do estrangulamento do trânsito e, consequentemente, da mobilidade urbana. Um desses pontos, é a necessária ponte sobre o Córrego do Moinho, que é paralela à Avenida das Torres e vai ajudar a desafogar o trânsito e ligar de forma rápida toda a região Sul e Sudoeste da cidade à região Norte, interligando uma região muito populosa com a Avenida dos Trabalhadores e com toda a região da grande CPA”, explica Emanuel Pinheiro.
De acordo com o diretor da Ginco, Júlio Braz, a ponte trará benefícios não somente as mais de quatro mil famílias que moram em condomínios, mas para toda a região. “A obra fará a integração de grandes áreas de Cuiabá, se transformando num grande benefício para a coletividade”, aponta Júlio.
Há mais de 15 anos a Ginco atua na região e hoje já são cinco empreendimentos lançados, sendo o Belvedere 1 e 2, Florais Itália, Supremo Itália, Florais do Parque. Além disso, a Ginco ajudou na construção e elaboração do Parque Tia Nair.