A 4ª edição do Festival do Chocolate de Mato Grosso tem data marcada: 26, 27 e 28 de julho. E desta vez, o evento, considerado um dos maiores no segmento da gastronomia na capital mato-grossense, será realizado no Sesi Papa, no bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. E as novidades não param por aí.
Segundo a idealizadora e organizadora do Festival, Zilda Castanho, a edição 2019 terá sua decoração inspirada em Cuiabá 300 anos e vai trazer mais inovações, como um concurso de bolo cenográfico inspirado no mesmo tema. A proposta, explica ela, é revelar a criatividade dos apaixonados pela confeitaria. Vale destacar que a entrada é gratuita.
Embora o Festival tenha o chocolate como seu protagonista, a cada edição o evento agrega novas opções de sabores, prezando pela diversidade, qualidade e empreendedorismo na gastronomia. Para se ter uma ideia das delícias servidas no evento, o público se depara com chocolate em barras e compondo diversas receitas, como sorvetes, bolos de pote, tortas, sobremesas. Mas vai além se tornando uma verdadeira vitrine da produção autoral e saborosa do segmento de comidas e bebidas de Mato Grosso. Para a empresária do segmento de chocolates, Fabiane Louly, que participa desde a primeira edição do Festival, é um oportunidade para a empresa divulgar sua marca e para o público conhecer a produção mato-grossense do chocolate. “O evento cresceu e é uma excelente oportunidade para a empresa lançar seus produtos e a Louly Chocolates está preparando sabores exclusivos para esta edição”, adiantou.
Zilda comenta que o Festival do Chocolate envolve as tradicionais empresas de doces da capital, além de salgados, comidas saudáveis, artesanato, moda, plantas naturais e oficinas gratuitas. “O visitante vai se surpreender com a diversidade e encontrar desde comidas como hambúrgueres, batata recheada, churrasco grego, pastel, espetinho, salgados, culinária cuiabana e de outros países como kebab, yakisoba, comida árabe, Italiana, além das opções fitness”.
Já a artesã Célia Cardoso, das Coisinhas da Vovozinha, que atua com laços, arcos, faixas de bebês feitos artesanalmente, destaca a organização do evento. Esta é a sua terceira participação e já começou a criar peças inspiradas no Festival. “É maravilhoso, sempre que participo eu tenho retorno e para nós, artesãos, oportunidades desta natureza são importantes pois incrementam nosso negócio. A minha expectativa é muito grande, tenho certeza de que será ainda melhor”. A empreendedora Loureana Alves Silva conta que lançou a moda afro em acessórios no Festival do ano passado e percebeu que os clientes conquistados na ocasião continuaram. A expectativa também motiva Cristina Ribeiro que atua com cintas modeladoras, que apesar de cinco anos atuando no segmento, há dois anos passou a fabricar seu produto e agora comercializa suas peças não só no ambiente virtual, reconhecendo o Festival como uma excelente oportunidade de divulgação.
Idealizado para toda a família, o Festival contará com espaço kids e espaço pet para deixar os animais de estimação, que também terão doces especialmente para eles.
Tudo começou em 2016, com 47 expositores, no Origami Buffet. A inspiração partiu da visita de Zilda em outros festivais no interior de São Paulo. O evento ganhou o gosto do público e a adesão dos empreendedores que visualizaram na oportunidade o espaço ideal para divulgar sua marca e lançar novos produtos. No ano passado, Zilda visitou o tradicional festival de chocolate de Ilhéus, acompanhando a produção do chocolate e buscando novas referências. Para esta edição, estão previstos cerca de 160 expositores e um público de 40 mil pessoas. Vale destacar que os interessados em participar do evento já podem procurar a organização e garantir seu espaço.
A empresária Anna Carolina L Barbosa Colombo, da Sannta Doçura, que atua com doces para festas e casamentos, pontua que uma das características do Festival do Chocolate é a afetividade: “Empresas familiares ficam ainda mais unidas pois todos se envolvem no feitio do produto, colocam a mão na massa, até a comercialização nos dias do evento, que atrai meu público alvo. Ele restaurou o meu negócio e a minha família, veio para mudar a nossa história”.
O evento ocorre em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Industria (Sesi) e a Universidade de Cuiabá (Unic).
Informações: (65) 98412-9090
Serviço
4º Festival de Chocolate de MT
Data: 26, 27 e 28 de julho, das 16h às 00h
Local: Sesi Papa, Av. Oátomo Canavarros, S/N, bairro Morada do Ouro, Cuiabá
Entrada gratuita
Fonte: Cuiabano News