A Defesa Civil realizou, neste sábado (27), às 14h, um teste do sistema de alertas por celular em 13 cidades da Região Centro-Oeste, incluindo Cuiabá, Rondonópolis e Tangará da Serra, em Mato Grosso.
A ação é uma simulação para demonstrar o funcionamento do serviço de envio de alertas de emergência sobre desastres naturais, como alagamentos, vendavais e deslizamentos de terra.
O teste visa preparar a população para o uso do sistema que será oficialmente implantado em 1º de outubro em toda a região. A notificação será enviada para todos os celulares conectados às redes móveis 4G ou 5G nas áreas determinadas.
A mensagem que aparecerá nos dispositivos será:
“ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta.”

Como funciona o sistema
O Defesa Civil Alerta envia mensagens sonoras e visuais para dispositivos móveis em localidades onde haja risco iminente de desastres naturais, com o objetivo de orientar a população sobre medidas de autoproteção. A tecnologia já foi implantada em outras regiões do Brasil e agora chega ao Centro-Oeste.
Cidades participantes do teste neste sábado (27):
Cuiabá (MT)
Rondonópolis (MT)
Tangará da Serra (MT)
Brasília (DF)
Goiânia (GO)
Cidade de Goiás (GO)
Itumbiara (GO)
Formosa (GO)
Campo Grande (MS)
Dourados (MS)
Três Lagoas (MS)
Corumbá (MS)
Rio Branco (AC)
A Defesa Civil orienta que a população não se assuste com o aviso e não precisa realizar nenhuma ação durante o teste. (Folha do Estado)