Temperatura vai cair neste fim de semana e deve impactar várias cidades de MT

Fonte:

Uma nova frente fria em Mato Grosso promete derrubar a temperatura em todo o estado. Em algumas cidades como Tangará da Serra, Chapada dos Guimarães e Campo Verde, os termômetros podem chegar a marcar 9°C. Na capital, a mínima será de 13°C.

Um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) aponta que haverá declínio de 3°C a 5°C na temperatura em 58 cidades do estado e declínio maior que 5°C em 42 cidades. O motivo é uma massa de ar frio, que se desloca pelo continente sul-americano e começará afetar Mato Grosso nesta sexta-feira (09).

Cuiabá está na lista de cidades que sofrerá queda maior de 5°C na temperatura. Após calor intenso durante toda a semana, a capital amanhecerá com os termômetros marcando mínima 19°C e a máxima não deve passar dos 28°C. Já no sábado, a mínima será de 13°C e a máxima de 26°C. No domingo, a mínima será de 14°C e a máxima de 30°C.

Na cidade vizinha, Chapada dos Guimarães, a mínima será de 10°C e a máxima de 30°C, nesta sexta. No sábado, a mínima também será de 10°C e a máxima de 28°C. Já no domingo, Chapada amanhece com 9°C e a temperatura pode chegar a 30°C ao longo do dia.

Tangará da Serra será uma das cidades mais frias do fim de semana, já que amanhece na sexta com 9°C e os termômetros não devem passar dos 24°C em todo o fim de semana. A mínima no sábado será de 10°C e no domingo de 9°C.

Em Campo Verde, durante todo o fim de semana, a temperatura não passará dos 28°C, mas a manhã de domingo será a mais gelada, com a temperatura mínima de 9°C.

O Norte do estado será a região menos atingida pela frente fria, com temperaturas que variam entre 15ºC e 38°C.

Embora frio, o ar continua seco, com alerta amarelo para baixa umidade do ar. Nessas condições, é preciso redobrar os cuidados, já que o tempo seco pode causar ressecamento na pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, obstrução das vias respiratórias, sangramento nasal e incêndios florestais.

Confira as cidades com alerta de declínio maior que 5°C na temperatura:

Acorizal, Alto Paraguai, Araputanga, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Cuiabá, Curvelândia, Denise, Diamantino, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Itiquira, Jangada, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol d’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Rosário Oeste, Salto do Céu, Santo Afonso, Santo Antônio do Leverger, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Tangará da Serra, Vale de São Domingos, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade.

Confira as cidades com declínio entre 3°C e 5°C na temperatura:

Torixoréu, Tesouro, Tapurah, Tangará da Serra, São José do Povo, Sorriso, Sapezal, Santo Antônio do Leverger, Santo Antônio do Leste, Santo Afonso, Santa Rita do Trivelato, Rosário Oeste, Rondonópolis, Rondolândia, Ribeirãozinho, Primavera do Leste, Poxoréu, Ponte Branca, Pontal do Araguaia, Planalto da Serra, Pedra Preta, Paranatinga, Novo São Joaquim, Nova Olímpia, Nova Mutum, Nova Maringá, Nova Marilândia, Nova Brasilândia, Nortelândia, Nobres, Lucas do Rio Verde, Juína, Juscimeira, Juara, Jaciara, Itiquira, Itanhangá, Guiratinga, General Carneiro, Dom Aquino, Diamantino, Denise, Cuiabá, Comodoro, Chapada dos Guimarães, Castanheira, Campos de Júlio, Campo Verde, Campo Novo do Parecis, Brasnorte, Aripuanã, Arenápolis, Araguainha, Alto Taquari, Alto Paraguai, Alto Garças, Alto Araguaia, Acorizal.

Fonte: Repórter MT