Com média de 5 acidentes de moto por dia em Cuiabá, motociclistas pedem corredor exclusivo em Cuiabá

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Cuiabá registrou 1.846 acidentes de moto em 2023, o que representa uma média de 5 acidentes por dia. Este é um dos grandes problemas do trânsito da capital, mas que também reflete na saúde, por isso é importante ouvir as demandas dos mototaxistas e motoboys da capital.

Corredor exclusivo para motos, direita livre em rotatórias e até mesmo a flexibilidade no horário das atividades urbanas, como comércio, prefeitura, estado, atividades escolares, para evitar grandes congestionamentos no trânsito, foram algumas das sugestões apresentadas pelo Sindicato dos Mototaxistas, Motoboys e Similares de Mato Grosso (Sindmotos) durante o encontro realizado para debater a mobilidade urbana com o pré-candidato a prefeito, deputado Eduardo Botelho (União).

O parlamentar destaca a importância de ouvir quem vive o dia a dia da cidade e entender quais são as demandas para poder apresentar um plano que esteja mais próximo da realidade das pessoas. “Vamos estudar essas propostas para inserir no nosso plano de governo, porque são medidas simples e que podem ajudá-los, além de ainda reduzir número de acidentes com motos, o que além de ser uma forma de cuidar do cidadão, também desafoga na saúde, que é um dos grandes gargalos da gestão municipal. Precisamos olhar para a cidade e enxergá-la como um todo”, afirmou Botelho.

O deputado destaca que, inclusive, tem como um desafio a ser superado a melhoria na fluidez do trânsito, assim como reduzir o estresse de qualquer pessoas independente do meio de transporte escolhido, dentre eles, a moto, uma vez que a frota vem aumentando consideravelmente nos últimos anos.

“É um desafio a ser superado que para ser ultrapassado precisa de muita competência, articulação política, dedicação e perseverança. Além disso, também temos consciência de que para efetivar algumas obras necessárias para melhorar a fluidez do trânsito será necessária a parceria com o governo do Estado”, afirmou Botelho.

O deputado lembra ainda que priorizar a mobilidade urbana no plano de governo é olhar para o futuro, permitindo que a cidade seja mais sustentável, inclusiva e próspera para os cidadãos. “A mobilidade urbana não trata apenas de infraestrutura, mas de todo o desenvolvimento humano e social da cidade. É olhar para o todo e entender as necessidades de cada região e cada ponto da cidade, mas também de cada classe, setor, e é investir na qualidade de vida e bem-estar da população”, finalizou. (HNT)