O indígena mato-grossense Dirceu Tsai’Ré Tsõreró, de 19 anos, foi encontrado depois de onze dias desaparecido em Brasília. Ele é da etnia Xavante e saiu de Primavera do Leste (243 km de Cuiabá) para participar dos manifestos que contestam a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em frente ao Quartel General do Exército.
Segundo a imprensa local, ele estava há dez dias embaixo de um quiosque da região. O garoto foi encontrado abatido, com um dos pés machucados e com dificuldades para andar. Ele foi levado de volta para frente do QG do Exército.
O indígena está em Brasília desde o dia 2 de dezembro, quando desembarcou junto com outros integrantes do povo indígena Xavante de Mato Grosso. O garoto foi localizado graças a uma ação conjunta das Polícias Militar e Civil do Distrito Federal, além da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Em vídeo divulgado pelo site Metrópoles, familiares do garoto agradecem as autoridades que trabalharam para encontrá-lo.
“Obrigado Polícia Civil por ter feito um trabalho eficiente para achar meu cunhado Dirceu”, diz um indígena. (Veja vídeo abaixo).
Os protestos, que são realizados na porta de quarteis de todo o país, tiveram início logo após a divulgação do resultado da eleição presidencial, no dia 30 de outubro. Eles pedem intervenção das Forças Armadas e esperam impedir a posse de Lula, em 1º de janeiro.
Indígena de Mato Grosso é encontrado após 11 dias em Brasília pic.twitter.com/yLhQXOVo6i
— Site RepórterMT (@reportermt) December 21, 2022
Fonte: Repórter MT