Para garantir maior transparência à sociedade mato-grossense sobre a construção da Ferrovia Estadual “Senador Vicente Emílio Vuolo”, especialmente no trecho entre Juscimeira e Cuiabá, o deputado estadual Wilson Santos (PSD) apresentou, nesta quarta-feira (19), um requerimento para a criação de uma Comissão Especial na Assembleia Legislativa. O objetivo é acompanhar e fiscalizar, por um período de 180 dias, as obras da linha férrea executadas pela empresa Rumo Logística.
De acordo com o parlamentar, essa construção representa um sonho antigo da população cuiabana, aguardado há cerca de 150 anos. “Inicialmente, esperava-se uma ligação ferroviária com o litoral brasileiro, sendo a capital do Rio de Janeiro. No entanto, não chegou a Cuiabá. Esse sonho de 150 anos dos cuiabanos ainda não foi concretizado”, comentou.
Ele relatou que na época, o traçado original da estrada de ferro previa a ligação entre Uberaba (MG) e Cuiabá, mas acabou sendo alterado para passar por Bauru (SP), Campo Grande (MS) e Corumbá (MS). Posteriormente, o projeto se estendeu até Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, sem contemplar a capital mato-grossense. Além disso, foi construída a ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná, e a ferrovia avançou até Aparecida do Taboado (MS).
“Graças ao trabalho de líderes como Dante de Oliveira, Mário Covas, Orestes Quércia e Fernando Henrique Cardoso, a ferrovia chegou a Mato Grosso somente em 2001, com implantação em Alto Taquari e Alto Araguaia. Depois, a linha foi estendida até Rondonópolis, mas está parada há mais de uma década, sem novos avanços para Cuiabá. Por isso, vamos criar na Assembleia Legislativa uma Comissão Especial para prestar esclarecimentos à população mato-grossense, principalmente aos cuiabanos”, justificou Wilson.
A construção da primeira ferrovia estadual do Brasil foi formalizada, em 2021, por meio de um contrato entre o Governo de Mato Grosso e a Rumo Logística. A obra faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e conta com 100% de investimento privado. O projeto prevê um traçado de aproximadamente 740 km de linha férrea, passando por 16 municípios, desde Rondonópolis até Lucas do Rio Verde, com um ramal para Cuiabá e ligação ao Porto de Santos.