O WhatsApp, Instagram e Facebook estão fora do ar para milhões de usuários nesta segunda-feira (04). De acordo com os relatos no Twitter, as pessoas estão com problemas para enviar ou receber mensagens, realizar publicações e atualizar o feed de notícias. O Instagram Stories não carrega novos posts e o WhatsApp fica com uma mensagem de ‘conectando’ no topo da tela.
Ainda não se sabe o motivo para a instabilidade nos serviços do WhatsApp e Instagram, mas todos eles são parte da rede do Facebook, que também está com problemas em seu aplicativo principal.
O DownDetector, site que monitora o funcionamento dos principais serviços online, revela que os problemas começaram a se intensificar a partir das 12h29.
O mapa de calor do DownDetector mostra que grande parte dos relatos vêm de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Recife. Também há sinalizações de queda no Peru, na Colômbia e no Chile.
No Twitter, usuários relatam não conseguir acessar nenhum dos três apps da rede social.
Até o site de status do Facebook caiu
O site do Facebook para desenvolvedores, que traz os status dos serviços da empresa, está fora do ar no momento de publicação desta matéria. A companhia se pronunciou via Twitter sobre os problemas que atingem seus principais aplicativos nesta segunda.
“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente.”
Facebook, via Twitter
Facebook ‘some’ da internet
Também no Twitter, o CTO do CloudFlare, John Graham-Cumming, postou um gráfico que mostra que o Facebook e suas propriedades praticamente desapareceram da internet depois de uma atualização de border gateway protocols (BGP).
Agora, eis a parte divertida. O CloudFlare tem um resolvedor DNS gratuito, 1.1.1.1, e muitas pessoas o usam. Então, Facebook etc. caem… adivinha o que acontece? As pessoas continuam tentando. Softwares continuam tentando. Somos atingidos por uma grande inundação de tráfego DNS solicitando o facebook.com. E assim, o Facebook etc. estão fora do ar, e as equipes do CloudFlare têm que se virar para garantir que as coisas continuem funcionando bem durante a queda.
John Graham-Cumming, CTO do CloudFlare, no Twitter
Fonte: TErra