O senador Wellington Fagundes (PL) lidera as intenções de voto na disputa pelo Governo de Mato Grosso em 2026, na modalidade estimulada, quando os nomes são apresentados aos eleitores. Os dados são do levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (18).
No Cenário 1, incluindo quatro pré-candidatos, Wellington Fagundes aparece com 32,4% das intenções de voto. Em segundo lugar está o senador Jayme Campos (União Brasil), com 23,4%, seguido pelo vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que alcançou 21,5%. Jayme e Pivetta estão tecnicamente empatados.
A médica Natasha Slhessarenko (PSD) obteve 6,3% da preferência do eleitorado. O levantamento ainda mostra que 10,0% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados e 6,4% não souberam ou não opinaram.
No Cenário 2, sem a presença de Jayme, Wellington amplia a liderança e alcança 43,1%. Pivetta aparece em segundo lugar, com 28,1%. Já Natasha Slhessarenko soma 8,4%. Os indecisos ou que não opinaram chegam a 7,1%. Os votos brancos e nulos totalizam 13,2%.

Segundo turno
No Cenário 3, que apresenta confronto direto entre Wellington e Pivetta, o senador mantém vantagem, com 48,6% das intenções de voto. O vice-governador chega a 32,8%. Neste cenário, 6,9% dos entrevistados não souberam ou não opinaram. Outros 11,8% votam em branco ou nulo.
Já o Cenário 4 traz disputa direta entre Jayme e Pivetta. Neste caso, o senador aparece com 37,9% contra 35,3% do vice-governador, o que representa empate técnico. Segundo a pesquisa, 7,7% não sabem ou não opinaram. Já 19,1% declaram voto branco ou nulo.
Dos nomes apresentados, Wellington é o pré-candidato do bolsonarismo, que tem força política em Mato Grosso. Pivetta conta com apoio do governador Mauro Mendes (União Brasil) e de seu grupo político. Jayme enfrenta resistência dentro do próprio União Brasil, mas promete não recuar. Natasha pretende receber apoio do presidente da República, Lula (PT), e está em aliança com a Federação Brasil da Esperança (PT, PV, PCdoB).
Modalidade espontânea
Na modalidade espontânea, quando o eleitor responde sem a apresentação de nomes, o governador Mauro Mendes, que não pode mais disputar porque cumpre o segundo mandato, lidera com 8% das citações. Em seguida, aparece Jayme com 3,6%, enquanto Pivetta tem 3,5%. Novamente, estão tecnicamente empatados.
Jayme registra 0,9%. A deputada estadual Janaina Riva (MDB) também aparece na espontânea, com 0,8%, seguida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), com 0,3%. O ex-senador Cidinho Santos tem 0,2% e Natasha Slhessarenko 0,1%.
A maioria dos entrevistados, 74,1%, não soube ou preferiu não opinar. Já 7,5% indicaram voto branco ou nulo.
A pesquisa
A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas presenciais entre os dias 12 e 16 de dezembro de 2025. Foram consultados 1.502 eleitores em 61 municípios de Mato Grosso. O levantamento tem grau de confiança de 95% e margem de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais. (RD News)





