Mesmo diante do imbróglio enfrentado na execução das obras da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, em Rondonópolis (219 km de Cuiabá), o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Francisco Vuolo, garantiu que o modal chega na Capital mato-grossense até 2026. Isso, porque apesar do entrave, todas as questões ambientais e de obras estão sob a responsabilidade da empresa Rumo Logística, asseguradas por contrato.
Conforme Vuolo, uma Comissão Técnica, inclusive, acompanha a evolução da ferrovia, que está dependendo apenas de uma licença de instalação para a implementação dos trechos que serão ligados a Cuiabá.
A promessa é de que a ferrovia interligue os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde.
Segundo o secretário, a expectativa é de que ela saia até junho deste ano. No que diz respeito ao prazo para que a rodovia chegue até a Capital, este está previsto para acontecer entre 2025 e 2026 com base no contrato firmado.
“Essa obra é fundamental. Todas as questões ambientais e de obras são de responsabilidade direta da empresa, não tem como haver impasse para trazer a rodovia para Cuiabá porque ela está prevista em contrato, por ser de iniciativa privada e o recurso vir da própria empresa, ela é a maior interessada em com essas obras aconteçam o mais rápido possível para fazer com que o retorno de investimentos aconteça mais rápido”, assegurou à imprensa nesta sexta-feira (12).
De acordo com Vuolo, ele encontra-se confiante de que todos esses imbróglios gerados, principalmente no trecho em Rondonópolis, sejam brevemente resolvidos.
“A obra não parou, o trecho de Rondonópolis deve ser entregue já no mês que vem e eu tenho certeza que em breve estaremos beijando o trilho dessa ferrovia aqui na Capital”, reiterou.
Fonte: Leiagora