Por: Eduarti Fraga
Bonito retrato. Tudo evolui. O progresso chega. Ainda bem que tem o retrato.
Dali, onde é o Palácio do Comércio, primeiro e moderno arranha-céu comercial da capital, um arrojado empreendimento da época, foi demolido o casario imperial para a construção do prédio e a a construção da ligação da importante via arterial Av Getúlio Vargas entre a avenida da Prainha(Ten. Cel. Duarte) que segue até a praça 8 de abril.
Na frente o Palácio do Comércio, na rua Galdino Pimentel, o casarão colonial foi substituído pelo Hotel Nacional (em estilo Neo Clássico) que foi demolido nos anos 80 para dar lugar à unidade da loja Riachuelo em prédio moderno para a época.
Viva o progresso e a fotografia para guardar a memória.
Se não fossem empreendedores e políticos visionários, talvez Cuiabá não tivesse se consolidado como importante Polo administrativo e financeiro que possibilitou o salto na sua vocação econômica que hoje Mato Grosso experimenta, apesar dos retrógrados e péssimos governos oligárquicos que, de quando em quando, sequestram o Estado e Prefeitura.
Se depender dessa gente hipócrita que impede o processo, mas vivem em condomínios exclusivistas e deleitando-se em New York or Miami, por exemplo, o centro da cidade estaria 100% uma cracolândia.
Hoje, infelizmente, um escritório em tese bem protegido, localizado nas proximidades da igreja de São Benedito, foi saqueado pela enésima vez, desta vez fizeram a mudança. Os sócios do escritório estão desolados. Levaram até as xícaras de café…
Artigo de: Eduarti Fraga