Visita de Bolsonaro a Cuiabá prevê evento religioso e motociata

Fonte:

O presidente da República Jair Bolsonaro (PL) deve cumprir uma agenda política e religiosa em Cuiabá na próxima terça-feira (19/4). São dois atos programados nesta vinda à capital de Mato Grosso e que não estão ligados à agenda de administração do governo federal.

O primeiro evento é a participação do presidente na Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, que será realizada em Cuiabá. Organizado a cada dois anos, esse evento de alcance nacional espera reunir uma média de 15 mil religiosos no Grande Templo, sede das Assembleias de Deus de Mato Grosso. Outros 95 mil pastores irão assistir à convenção por videoconferência.

O segundo evento provável na agenda do presidente da República é a participação em uma motociata pelas ruas de Cuiabá, a exemplo das manifestações eleitorais neste molde que Bolsonaro tem realizado em diversas cidades.

Nesta sexta-feira da Paixão (15/4), por exemplo, Bolsonaro estará à frente da motociata batizada de “Acelera para Cristo 2” e anunciada como o “O apocalipse das motos”, conforme informa o Blog do Noblat. É uma mistura de religião e política, destaca o jornalista. No vídeo do evento o locutor diz que vão aparecer “dois milhões de patriotas”. O trecho será de São Paulo até Campinas, uma distância de 94 quilômetros.

Sobre o evento religioso em Cuiabá, segundo o site Gazeta Digital, o pastor Silas Paulo Souza, presidente da Assembleia de Deus em Mato Grosso refutou a tese de que o presidente Bolsonaro esteja usando a pauta evangélica para se promover politicamente. O pastor confirmou a presença em Cuiabá do presidente da República em Cuiabá nesta próxima terça para a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil.

“A visita dele é por causa de onde ele está, quem ele é não quem ele poderá ser, que no caso é candidato. Ele ficou de visitar a gente outras vezes, mas não houve a oportunidade e agora está vindo por causa da convenção. Não vejo esse tipo de conduta da parte dele”, disse o pastor ao site Gazeta Digital.

A argumentação não subsume o contexto deste ano eleitoral onde o presidente está em campanha permanente à reeleição. Claro que não há nada em absoluto contra o evento da fé evangélica em si, ou de qualquer outra, mas do uso da religião como instrumento político e eleitoral, algo que Bolsonaro faz com denodo nas suas redes sociais.

O governador Mauro Mendes (União) confirmou presença no evento dos evangélicos. Em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real, nesta quinta-feira (14/4), o governador desconversou sobre apoio à sua possível candidatura à reeleição e que irá à abertura do encontro e, no dia seguinte, recebe Bolsonaro, como bom anfitrião na visita do presidente ao estado.

“É com grande alegria que volto ao Grande Tempo. Desde que me tornei prefeito e governador, sempre tive um bom relacionamento com todas as linhas religiosas. Respeitosamente, representando o Executivo de Mato Grosso, estarei lá, como estou em diversos eventos. Estarei para receber o chefe da nação, que é Jair Bolsonaro, que merece todo nosso respeito”, explicou Mendes.

O empresário Reinaldo Moraes (PL) tem participado das negociações para realização do outro evento a ser cumprido pelo presidente Bolsonaro em Cuiabá, inclusive, já teria entrado em contato com alguns motoqueiros para organizar a motociata dos cuiabanos bolsonaristas. O trajeto da manifestação, no entanto, não foi divulgado.

“Nós temos que deixar claro que o objetivo principal dessa visita é a Convenção Nacional da Assembleia de Deus. Está na pré-agenda do presidente visitar Cuiabá para esse grande ato evangélico. Assim que confirmar a visita, poderemos trabalhar nesse outro evento. Mas é importante frisar que ele vem para participar do encontro com os pastores”, detalhou o senador Wellington Fagundes (PL), um dos articuladores da visita do presidente Jair Bolsonaro a Cuiabá.

Fonte: PNB Online