Um incêndio florestal de grandes proporções atinge Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá) na tarde deste domingo (8). Moradores, empresários e turistas estão assustados com a situação e pedem ajuda nas redes sociais. Mais um ponto turístico, o Complexo de Cavernas, precisou ser fechado por conta do fogo.
“Complexo de Cavernas está fechado a partir de amanhã para visitar, prazo indefinido para retorno das atividades, devido a incêndio de alto risco na região. Obrigado a compreensão, contamos com ajuda de todos nesse momento”, informou uma guia de turismo local.
O Complexo de Cavernas é um dos principais pontos turísticos da cidade. Lá é onde está localizada a Caverna Aroe Jari, maior caverna de arenito do Brasil.
Outros pontos turísticos já foram fechados anteriormente em decorrência dos incêndios. São eles: Véu de Noiva, Cachoeirinha, Circuitos das Cachoeiras e Morro São Jerônimo foram fechados para visitação.
Uma moradora local disse que empresários e moradores estão atuando como voluntários para ajudar no combate do fogo.
Neste sábado (7), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso informou que 26 militares atuavam no combate a um incêndio na região do Mirante do Centro Geodésico da América do Sul, além de dar apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no combate ao incêndio que atinge o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
Eles estavam distribuídos na Área de Proteção Ambiental Municipal Aricá-açu, Ninho das Águias, MT-251, Circuito das Cachoeiras e mirantes da região.
À equipe do RepórterMT, os Bombeiros disseram que a área está sendo constantemente monitorada.
Vale destacar que o município já decretou situação de emergência por falta de chuva. Fonte: Repórter MT
Veja vídeo: