Nesta quarta-feira (09/04), a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, participou do projeto do Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT), Estúdio de Vidro, na 3ª edição Diálogos da Sociedade, transmitido pela Rádio CBN. O Podcast foi conduzido pela jornalista e apresentadora, Marcela Vasconcelos.
O tema abordado foi “Capacitação e Oportunidade para Mulheres que Sofreram Violência Doméstica”. O programa também contou com a participação da subprocuradora-geral de Justiça, Kika Dorilêo, e da ex-vítima de violência doméstica, estudante de Marketing, Jenifer Surita.
“É uma honra estar mais uma vez neste projeto lindo, a parceria com o MP MT fazem diferença nos resultados, o programa SER Família Mulher está conseguindo alcançar seu objetivo, graças ao apoio do Governo do Estado e todos que acreditam neste programa. Foi um grande presente conhecer a Jenifer com sua história de superação, gratidão a minha querida amiga Kika Dorilêo por todo apoio”, comentou a primeira-dama Virginia Mendes.
Jenifer compartilhou sua história, contando sobre os sete anos de violência doméstica que sofreu. Após não suportar mais o sofrimento vivido com a violência psicológica, ela decidiu juntar provas e denunciar seu ex-marido.
“Foram anos terríveis, mas a partir do momento em que me encorajei, fiz a denúncia e encontrei no programa SER Família Mulher uma rede de apoio, minha vida mudou. Eu não sabia o que era amor” , compartilhou.
Jenifer encontrou superação, esperança e respeito no que o programa SER Família Mulher oferece.
“Estou fazendo o curso de programação de tecnologia com apoio da empresa Nexa, Sankhya e WS/Amazon, que são parceiros do SER Família Mulher. Eu e minhas colegas, que são outras mulheres que também passaram por algum tipo de violência, somos gratas pelo olhar da primeira-dama Virginia Mendes”, disse Jenifer.
A subprocuradora-geral de Justiça, Kika Dorilêo, falou sobre os números de mulheres que sofrem as mais diversas violências e também sobre a atuação dedicada da primeira-dama do Estado. “A presença da Jenifer neste programa é extremamente importante, porque ela pode encorajar outras mulheres. Infelizmente, ainda temos muitas mulheres passando por algum tipo de violência. Com certeza, a primeira-dama Virginia Mendes já tem o nome registrado nos corações mato-grossenses, porque tem feito diferença na vida de milhares de pessoas”, disse Kika Dorilêo.
Para a subprocuradora, o programa SER Família Mulher encoraja. “A independência econômica é fundamental para que a mulher consiga romper o ciclo da violência”, afirmou.
Conforme Kika Dorilêo, dados do DataSenado apontam que 32% das mulheres de Mato Grosso já sofreram algum tipo de violência praticada por um homem, e mais de 60% ainda dependem financeiramente do agressor. “Esses números mostram o quanto é urgente investir em capacitação, trabalho em rede e políticas públicas”, reforçou.
Confira o podcast na íntegra através do link: [https://www.youtube.com/live/Bux8cxrl3ZE?si=DzTovp_doL9ivWju](https://www.youtube.com/live/Bux8cxrl3ZE?si=DzTovp_doL9ivWju).