Virginia detona Siminina e diz que sente arrependida de ter ajudado a eleger Emanuel que encheu o paletó de dinheiro

Fonte:

A primeira-dama Virginia Mendes criticou a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), principalmente em relação a gestão do projeto Siminina, coordenado pela primeira-dama do município, Márcia Pinheiro.

Em 2016, quando Mauro Mendes (DEM) desistiu da disputa, Virginia foi atuante nas redes sociais, tecendo várias críticas ao então candidato Wilson Santos (PSDB), derrotado por Emanuel.

Sinto tristeza e arrependimento de ter ajudado a eleger uma pessoa que saiu em rede nacional com os bolsos do paletó caindo dinheiro

Afirmou, em post no Instagram, em que publicou foto com Iraci França, ex-vice-governadora e mulher do ex-prefeito Roberto França (Patriota), que disputa o Palácio Alencastro.

No post, além de ressaltar a criação do projeto, quando Iraci era primeira-dama, Virginia relembrou os avanços que ocorreram no projeto social no período em que foi primeira-dama de Cuiabá e afirmou que a gestão atual transformou o Siminina em um projeto de recreação.

Garante que quando Mauro deixou a prefeitura, em 2016, o projeto contava com 1.500 crianças e adolescentes, em 17 unidades.

“Ampliamos em 8x o número de atendimentos de quando assumimos, que eram em torno de 198. É preciso deixar claro que tudo isso são fatos, não são números maquiados. Vejo divulgações atualmente que o Siminina tem 1.600 meninas, um crescimento de 100 crianças em 4 anos. Acho muito pouco para quem assumiu com tantas promessas. Dizer que a atual gestão assumiu o programa com 200 crianças é uma mentira. E isso me deixa triste, pois todos sabem que isso não é verdade”, disparou.

Por fim, após declarar apoio a França, Virginia disse que agradece o apoio de todos que a ajudaram no programa. “Infelizmente ainda temos algumas pessoas que não reconhecem as boas práticas e querem assumir o crédito sozinhas. Eu, pelo contrário, agradeço e destaco todo o apoio e sou grata demais aos que somaram conosco e juntos tornamos o Siminina como um dos melhores programas de fortalecimento de vínculos da Assistência Social de Cuiabá”.

Veja o texto de Virginia:

“Uma coisa que prezo muito nas pessoas estando ou não em cargos públicos é a honestidade e a capacidade de agregar, de reconhecer as boas ações. E faço isso publicamente à ex-primeira-dama de Cuiabá, Iraci França, uma mulher que admiro muito em razão do trabalho que executou ao lado do prefeito Roberto França.

Iraci foi a responsável pela criação do Siminina, que revolucionou a área social em Cuiabá, tirando meninas da faixa de risco, da gravidez precoce. Tornando-se um exemplo. Isso precisa ser reconhecido.

Quando eu fui primeira-dama da Capital recebi o Siminina sem a devida atenção por parte das gestões que vieram depois de Iraci e Roberto. Ao lado de uma grande equipe, trabalhamos neste resgate, reestruturando o projeto e implantando novas atividades para atender meninas e adolescentes carentes.

Ao contrário do que li por aí, quando estávamos no Siminina ele nunca foi um programa de ‘recreação’. Sempre atuamos na prevenção de situações de risco e violação de direitos por meio de atividades, como por exemplo, reforço escolar, aulas de dança, teatro, ballet, música, palestras educativas sobre diversos temas como prevenção da gravidez na adolescência.

Investimos na melhoria da infraestrutura e na equipe de profissionais, incluindo psicólogos, assistentes sociais, pedagogos. Providenciamos uniformes novos, com roupa de frio, material escolar de qualidade.

Também ofertávamos atendimentos na área de saúde com consultas ao dentista e oftalmológicas, incluindo a doação dos óculos de grau.

Tínhamos sim as atividades recreativas, como toda criança merece e deve ter nas datas especiais. Levamos as meninas a vários passeios. Viver experiências que elas nunca tinham tido a oportunidade.

Nunca fiz nada que não fosse pensando nelas. Uma vez até me ligaram de um evento que foi realizado num buffet conhecido da cidade para contar que estavam servindo caviar para as “madrinhas” e as meninas sem lanche. Achei um absurdo!

Em 2016, quando deixamos a Prefeitura, o projeto contava com 1.500 crianças e adolescentes, em 17 unidades. Ampliamos em 8x o número de atendimentos de quando assumimos, que eram em torno de 198.

É preciso deixar claro que tudo isso são fatos, não são números maquiados. Vejo divulgações atualmente que o Siminina tem 1.600 meninas, um crescimento de 100 crianças em 4 anos. Acho muito pouco para quem assumiu com tantas promessas. Dizer que a atual gestão assumiu o programa com 200 crianças é uma mentira. E isso me deixa triste, pois todos sabem que isso não é verdade.

Sinto tristeza e arrependimento de ter ajudado a eleger uma pessoa que saiu em rede nacional com os bolsos do paletó caindo dinheiro.

Infelizmente ainda temos algumas pessoas que não reconhecem as boas práticas e querem assumir o crédito sozinhas. Eu, pelo contrário, agradeço e destaco todo o apoio e sou grata demais aos que somaram conosco e juntos tornamos o Siminina como um dos melhores programas de fortalecimento de vínculos da Assistência Social de Cuiabá.

Tenho certeza que Roberto e Iraci vão dar continuidade e fazer muito mais pelas meninas do Siminina e por Cuiabá. Eles têm experiência e já provaram que sabem fazer, são honestos.

Por isso têm o meu voto de confiança e o meu apoio total!”

Outro lado

Leia a postagem da primeira-dama de Cuiabá

A VERDADE SOBRE O SIMININA

Me entristece muito que no Mês das Crianças, as pessoas usem delas para ganhar vantagem política, ainda mais quando os fatos não traduzem a verdade. Nós recebemos o Programa Siminina com 700 crianças e hoje atendemos em torno de 1.500 meninas em 20 unidades, três a mais em relação a gestão anterior. Inclusive com 1 unidade MODELO no bairro Pascoal Ramos que, somente ela, atenderá 160 meninas de mais de sete bairros adjacentes.

Nossa gestão mudou o conceito de atendimento do Siminina, implantamos uma nova roupagem para ele não ser apenas um local recreativo, como em outrora, onde os pais e responsáveis pudessem deixar suas filhas durante a jornada de trabalho.

Promovemos o maior conjunto de ações da história do programa oferecendo atividades como fanfarra, música, artesanato, plantio de hortifrúti, inglês básico, teatro, informática, entre outras; além dos atendimentos odontológico, psicológico e pedagógico.

Para as nossas colaboradoras, monitoras e profissionais que atuam no atendimento das meninas, conseguimos efetiva-los com o regime de contratação em CLT, garantindo todos os benefícios e direitos que o trabalhador deve ter e não deixando-os desempregados no período de férias do programa.

Promovemos aumento salarial e condição ideais de trabalho aos profissionais, algo que não acontecia há mais de 15 anos.

Os avanços só não foram maiores porque recebemos da última administração as unidades em condições inadequadas para atender nossas meninas com dignidade. Durante a semana traremos imagens do ANTES e DEPOIS do estado físico das unidades que abrigavam as nossas cuiabanas.

Encerro a minha resposta para inverdades, de coração aberto que deixemos a política para outro campo, sem envolver nossas meninas que merecem respeito, amor e atenção para crescerem grandes mulheres futuramente, e isso é a única preocupação da nossa gestão”.

As informações são do Site O Bom da noticia