Vídeo: Trabalhador filma redemoinho gigante de perto em MT

Fonte:
Reprodução

O trabalhador Marcos da Silva registrou de perto um redemoinho gigante de poeira em Diamantino, a 209 km de Cuiabá, nessa sexta-feira (29). Na gravação, é possível ouvir ele dizendo “vem aqui, vem aqui”, em questão de segundos, o redemoinho se aproxima, ele corre e dois colegas de trabalho quase ficam no meio do círculo de poeira.

Ao g1, Marcos disse que o fenômeno não durou muito, mas chamou atenção pela dimensão.

“Estávamos sentados em uma tenda, vi o redemoinho, levantei e até chamei ele e ele veio até nós. Quebrou telhas, tirou tampa de caixa d’água, mas graças a Deus foi só isso, não houve estragos maiores e logo acabou”, contou.

Redemoinhos de poeira são colunas de poeira que se levantam do chão girando e podem se estender por algumas centenas de metros acima do solo e até se mover de um local para outro, em curtas distâncias. As dimensões são muito variáveis. Segundo o climatempo, grandes redemoinhos como este podem ser formados por causa do tempo seco e temperaturas altas, tanto do ar quanto do solo.

Veja o vídeo:

Redemoinho de poeira x tornado

A dimensão do redemoinho e semelhança em alguns aspectos podem causar confusão e algumas pessoas acabam confundindo com um tornado.

O climatempo explica que tornados e redemoinhos são completamente diferentes na formação e nas consequências. O vento de um redemoinho de poeira, em geral, não chega a 100 km/h, enquanto que tornados podem provocar ventos com mais de 300 km/h e causam grande destruição em poucos minutos.

Diferenças entre redemoinho de poeira e tornado — Foto: Climatempo

Diferenças entre redemoinho de poeira e tornado — Foto: Climatempo

Fonte: G1 MT