Em alguns vídeos divulgados nas redes sociais na madrugada de Segunda-feira (31), policiais aparecem agindo de forma arbitrária contra trabalhadores do Barbosa Lanches no Verdão, Cuiabá-MT.
A PM levou dois trabalhadores presos na ação da fiscalização da Prefeitura de Cuiabá.
Os fiscais da prefeitura alegam que os proprietários da empresa desobedeceram a ordem de fechamento conforme é pedido no Decreto Municipal 8.020. E ainda falam que a empresa estava em operação, apesar das portas fechadas e que os funcionários estavam posicionados nas chapas de confecção dos lanches.
Os proprietários se defenderam dizendo que só estavam esperando o entregador chegar, pois havia sido encaminhado para realizar uma última entrega. Eles ainda informam que quando a fiscalização chegou, todos estavam à frente do estabelecimento, justamente só à espera do entregador.
Os fiscais aplicaram multas ao estabelecimento no valor de R$ 600,00 e informaram que a reclamação deve ser feita na Secretaria de Ordem Pública. A proprietária disse que irá recorrer da multa, pois as câmeras que possuem no estabelecimento comercial mostram tudo o que ocorreu naquela noite.
A fiscal Carla ainda chama a proprietária de otária, conforme vídeo divulgado nas redes sociais. Em outra câmera do estabelecimento a polícia entra atrás de um dos funcionários, que aparece com os braços levantados para o alto, com a intenção de prendê-lo.
“Levou trabalhadores preso tentamos explicar de toda forma que só estava aguardando entregador chegar para ir embora mesmo assim agiram da pior forma com a gente, aplicaram multa e nos tratou como bandido. Ainda policiais e fiscais despreparados. A fiscal me xingou de otária. Onde fica o direito do trabalhador como que a gente fica?” , disse ela em post.
A causa ganhou notoriedade de parte da população que tem compartilhado os videos e a postagem divulgadas, inclusive do vereador e pré-candidato a prefeito de Cuiabá Abílio Junior, que criticou dizendo que a prefeitura joga a PM contra a população.
“É um absurdo isso. A Prefeitura de Cuiabá é uma vergonha!!!!! Como pode permitir tanta coisa que aumenta a contaminação de Covid e prender quem quer trabalhar. Só um prefeito que não vive de carteira assinada para fazer estes absurdos. Vergonha!!! A prefeitura joga a Polícia Militar contra a população, não é justo isso com a Polícia e nem com o povo”, diz Abílio em postagem.
Em nova postagem a responsável informou que os funcionários foram liberados ainda na manhã de segunda e agradeceu ainda ao advogado que orientou a todos.
https://www.youtube.com/watch?v=AqAHoAcLvJk&t=320s