Vídeo: onça preta é vista em cima de caixa d’água em fazenda de MT

Fonte:
Reprodução/vídeo

Uma onça-pintada preta foi flagrada em cima de uma caixa d’água na Fazenda Roncador, em Querência, a 912 km de Cuiabá. O vídeo, que circula nas redes sociais, foi publicado neste sábado e mostra o momento em que o animal aparece no alto da estrutura.

Nas imagens, é possível ouvir a surpresa da pessoa que presenciou a cena ao se deparar com o felino, fora do ambiente onde costuma ser visto.

“Se eu falasse vocês não iam acreditar. Olha onde a onça preta tá? Em ‘riba’ da caixa d’água? (…) Não é uma coisa que se vê todo dia não. A onça preta em cima da caixa d’água, vai pular.”, reage.

Logo depois, a onça desce da caixa d’água e segue em direção à mata próxima à propriedade, onde desaparece entre a vegetação. Depois do passeio, é possível ver o animal se escondendo entre as folhagens na área de mata.

Apesar da proximidade com a área da fazenda, o animal não demonstrou comportamento agressivo.

 Onça-pintada preta

Conhecidas popularmente como onça-preta ou “pantera negra”, as onças-pintadas com pelagem escura apresentam essa característica devido a uma mutação genética chamada melanismo.

Ao g1, Fernando Tortato, da ONG Panthera, explicou que o melanismo é causado por um gene dominante e faz com que a coloração amarela típica da espécie fique preta, escondendo as manchas características.

“Dependendo da intensidade do melanismo, as manchas podem ficar levemente visíveis sob a luz. A variação é relativamente comum em biomas como Cerrado e Amazônia. No Pantanal, porém, não há registros confirmados de onças-pintadas com essa característica”, afirmou o especialista.

 O que fazer ao encontrar um animal silvestre?

O Corpo de Bombeiros orienta que, em casos envolvendo animais silvestres, a população não tente capturar o animal por conta própria.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) reforça que, ao encontrar um animal silvestre que necessite de resgate, a população deve acionar a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiros.

A orientação é não tentar capturar o animal, para evitar riscos tanto à segurança das pessoas quanto à integridade do animal. (G1 MT)

Veja o vídeo: