Vídeo: Motorista registra deslizamento de terra no Portão do Inferno

Fonte:

Um vídeo registrado por um motorista, que trafegava pela MT-251, próximo ao Portão do Inferno em Chapada dos Guimarães, nesta sexta-feira (17.11), mostra um deslizamento de terras no local. Recentemente foi divulgado um estudo produzido pela Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), que indicou o risco de queda de blocos na região.

“Mas, se alguém que estiver descendo pra Cuiabá, ou vice-versa, puder tirar fotos e passar para as autoridades competentes, será de grande ajuda”, relatou o motorista ao site Alô Chapada.

O estudo foi realizado pela Metamat no ano passado e foram indicadas uma série de medidas que não foram implementadas. Segundo o doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Prudêncio Castro, esses deslizamentos devem se intensificar no período das chuvas.

Ele analisou o vídeo registrado pelo motorista e confirmou ser de um “movimentos de massa do tipo queda de blocos rochosos associado a escorregamentos”. “Cada ano que passa a frequência desses movimentos de massa aumenta. O gatilho são as chuvas, mas também pela intensificação do trânsito na rodovia. Se sem chuva os blocos já estão caindo, imagine em janeiro quando a chuva intensa”, alerta o professor.

A análise de risco geológico em atrativos naturais abertos à visitação turística no município de Chapada dos Guimarães, com estudo de caso do Portão do Inferno, foi realizada no ano passado, pela Metamat. No início deste mês, a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) pediu autorização para reestruturar os pontos considerados mais críticos.

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O estudo precisa ser analisado pelo instituto já que nenhuma alteração pode ser feita no local sem autorização. Fonte: PNB

Veja o vídeo: