O Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) suspendeu as aulas presenciais nesta sexta-feira (17) em razão dos estragos causados pelo temporal que caiu na cidade na tarde desta quinta-feira (16).
A universidade comunicou desde ontem para os alunos do período noturno sobre a paralisação das atividades presenciais para que fosse feita a manutenção e reparo nas áreas danificadas.
Devido ao estrago, as aulas presenciais só voltarão neste sábado (18) e os alunos terão que estudar de forma remota nesta sexta. Apenas a Clínica Escola e o atendimento a pacientes seguem funcionando normalmente.
Uma das partes mais afetadas pela tempestade foi a estrutura montada para realização da vacinação contra a Covid-19.
Segundo informações da Prefeitura de Várzea Grande, os ventos fortes conseguiram derrubar as tendas montadas para atender a população. O polo deve voltar a atender também neste sábado.
Imagens feitas por uma testemunha mostra o estrago causado pela chuva na universidade. Em um vídeo é possível ver a força do vento que balança as árvores ao redor do campus.
Tapumes de metal foram arrastados pelo temporal, assim como cadeiras e pedaços de madeira. Um carro também sofreu danos no vidro e na lataria com queda de pedras.
Na tarde de ontem o Corpo de Bombeiros comunicou que houve 12 chamados para atendimento de quedas de árvores entre Cuiabá e Várzea Grande.
Apesar do susto e dos danos materiais, não houve relatos de pessoas feridas devido à tempestade.
Estragos em Cuiabá
A Energisa notificou que 10 mil clientes foram afetados por quedas de energia devido ao temporal em Cuiabá, cerca de 3,5% do total atendido pela rede.
Os pontos mais relevantes foram em 14 localidades, todas entre o Centro Político e a região da rodoviária, passando por locais no entorno da Avenida Historiador Rubens de Mendonça.
Os raios foram os causadores dos problemas. Apesar do transtorno, a Energisa informou que conseguiu reestabelecer o prejuízo em 99% dos imóveis em pouco tempo.
Os bombeiros também identificaram uma queda de árvore em um poste de energia que ficou danificado na Rua Nossa Senhora do Socorro, do Bairro São Sebastião.
Vídeos gravados na Capital mostraram pontos alagados e uma enxurrada descendo a Rua Cândido Mariano, ao lado da Prefeitura.
Veja vídeo:
Fonte: Midianews