Cerca de 60 pessoas participaram na manhã deste sábado (22) de uma manifestação na praça Ipiranga, em Cuiabá, contra a exigência do passaporte da vacina da covid-19 em Mato Grosso. Um vídeo divulgado pelo grupo mostra a mobilização no centro da Capital. Uma proposta que proíbe essa exigência tramita na Assembleia Legislativa (AL).
O projeto em questão foi alvo de muitas discussões e polêmicas na AL. Inicialmente a proposta foi apresentada pela deputada Janaina Riva (MDB), que acabou retirando seu projeto, que foi substituído pelo projeto do deputado Gilberto Cattani (PSL).
Ambas as propostas querem proibir que seja exigida a vacinação contra a covid para a entrada em estabelecimentos públicos e privados no estado. O projeto de Cattani passou pela primeira votação e deve entrar na pauta após o fim do recesso parlamentar, em fevereiro.
Cattani participou do protesto na Capital e afirmou defender o direito de ir e vir. “O projeto foi aprovado em primeira votação, com o apoio popular na Assembleia e hoje vemos este ato espontâneo. Acredito que a matéria irá passar em segundo turno para ser encaminhada para a sanção do governador”.
“Foi um ato espontâneo, em que famílias vieram lutar pelo direito de liberdade”, explicou a organizadora Josiany Simas. (Gazeta/Com informações da assessoria)