Um morador do bairro Araés em Cuiabá flagrou o momento em que dois ladrões furtam fios de cobre de uma casa abandonada. Geralmente, fios de cobre são furtados por usuários de drogas onde são trocados por pedras de crack em bocas de fumo.
Pela cena dos vídeos gravados e encaminhados ao RepórterMT, os ladrões também queimam os fios de cobre furtados com tamanha intensidade que gera nuvem de fumaça na casa abandonada. Dois bandidos colocam o material em mochila e saem com tranquilidade.
Mesmo com base da Polícia Militar no bairro, moradores do Araés relatado situações de insegurança. Arrombamentos e furtos e residências e comércios têm sido uma prática constante de criminosos. Conforme o relato de um morador, que pediu para não ser identificado, uma empresa de assistência em motosserras sofreu quatro arrombamentos e deixou o local após acumular prejuízo de R$ 20 mil. Uma loja de eletrônicos, outra de auto elétrica, uma madeireira e uma oficina de suspensão também sofreram arrombamentos na madrugada.
Diante disso, moradores criaram grupos de WhatsApp para trocar mensagens de alerta a respeito de situações de perigo e expor a falta de policiamento nas ruas no período noturno.
As vítimas relatam que desistem de registrar boletim de ocorrência pois na Polícia Civil geralmente exigem filmagens e ‘comprovações” de eventuais autores.
Uma das principais reclamações é o espaço público localizado atrás da loja Decorliz e do CREA (Conselho Regional de Arquitetura). A frequência de usuários abandono do bairro por parte da prefeitura. Moradores já nominaram o espaço como “vale dos esquecidos” a parte localizada atrás da Decorliz e Crea diante do abandono total com matagal a quase 2 metros de altura. (Repórter MT)
Veja vídeos: