Um garoto de 11 anos foi resgatado por policiais militares na tarde de sábado (27), após ficar em situação de risco durante uma tromba d’água no Rio Jatobá, em Vila Bela da Santíssima Trindade, no Oeste de Mato Grosso.
A ocorrência foi registrada durante patrulhamento de uma equipe da PM. Ao passarem pela ponte sobre o Rio Jatobá, os policiais perceberam que banhistas foram surpreendidos por uma tromba d’água, que provoca o aumento repentino do nível da água e da correnteza. O fenômeno é comum nesta época do ano.
O menino não conseguiu sair do rio a tempo e acabou se segurando em um galho às margens para evitar ser arrastado pela força da água. Diante da situação de risco, os militares agiram rapidamente. Com apoio de uma equipe da agência de inteligência, o garoto foi retirado do local em segurança.
Após o resgate, a criança foi entregue aos cuidados do pai, que acompanhava a situação. A ação rápida e coordenada das equipes foi fundamental para preservar a vida do menor.
Veja vídeo:
Vídeo mostra resgate de criança no Rio Jatobá, em Vila Bela da Santíssima Trindade. – Vídeo: PM/MT
Chuvas intensas na região
O salvamento ocorre em meio a um período de chuvas intensas que têm atingido Vila Bela da Santíssima Trindade nos últimos dias. Na manhã da última quarta-feira (24), um forte temporal provocou o transbordamento do Rio Jatobá e deixou duas pontes submersas na região das cachoeiras do município.
Em uma das estruturas, parte da cabeceira foi arrastada pela enxurrada. Vídeos gravados por moradores mostram a água passando por cima das pontes, que são essenciais para o acesso a fazendas, comunidades rurais e aos principais pontos turísticos da região, como a Cascata dos Namorados e a cachoeira do Jatobá, considerada a maior do Estado.
Com os danos, houve relato de isolamento temporário de comunidades, já que as pontes ligam áreas rurais ao perímetro urbano da cidade. No período da tarde, a chuva cessou e o nível do rio começou a baixar, mas os estragos permaneceram, principalmente nas cabeceiras, comprometendo a passagem de veículos e pedestres.
Moradores afirmam que, nesta época do ano, trombas d’água são frequentes e costumam ocorrer principalmente na região serrana, onde estão concentrados os atrativos turísticos. A Defesa Civil segue acompanhando a situação e avalia as condições das estruturas afetadas. (Primeira Página)





