Entrou no 16º dia o combate a um incêndio que atingiu o Parque Estadual Encontro das Águas, localizado entre os munícipios de Barão de Melgaço e Poconé, a 250 km de Cuiabá. Ao todo, são cinco equipes por terra e uma aeronave combatendo às chamas que começaram na região, no útlimo dia 2 de outubro.
O parque é conhecido por ser um dos lugares com maior densidade de onças pintadas no estado de Mato Grosso. A região é um dos destinos preferidos do chamado turismo de observação, em que os visitantes olham de longe os animais.
“A região onde o incêndio está localizado é de difícil acesso por terra, então contamos com apoio de um avião do CIOPAer na área para fazer o translado das equipes de uma fazenda vizinha para o local onde estão sendo construídos os aceiros”, afirma o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Marco Aires.
A Sala de Situação Central do Corpo de Bombeiros, em Cuiabá, analisa as estratégias adotadas para combater ao fogo e monitora a região com satélites de alta tecnologia.
O Parque Estadual Encontro das Águas fica localizado numa região conhecida como Porto Jofre, tem uma área total de 108 mil hectares e é responsabilidade do Governo do Estado. Para chegar até lá, é necessário percorrer os mais de 150 km da Transpantaneira. (Repórter MT)