Uma paciente internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal Coração de Jesus, em Campo Verde (140 km a Leste de Cuiabá), teve seu desejo de ser batizada atendido dentro do ambiente hospitalar.
Maria Rita de Lima, 74, que está hospitalizada com câncer colorretal e recebe tratamento paliativo, manifestou o desejo, na última segunda-feira (19), de ser batizada pela Igreja Congregação Cristã do Brasil.
A direção da unidade hospitalar autorizou a cerimônia na última quarta-feira (21). Para garantir a segurança de todos os envolvidos, o ambiente da UTI foi preparado especificamente para a realização do rito.
Os religiosos levaram uma “piscina” para fazê-lo. Também houve música.
O batismo, conforme a equipe médica e a direção do hospital, tinha o objetivo de proporcionar conforto à paciente, que não apresenta melhoras em seu quadro de saúde.
Além dos líderes religiosos, o momento contou com a presença de duas filhas de Maria Rita e da equipe médica do hospital.
A paciente está internada desde o dia 3 de maio, e seu tratamento paliativo visa aliviar dores e dificuldades respiratórias causadas por uma pneumonia.
A filha mais nova de Maria Rita, Bruna Fernanda Olegário Lima, 34, agradeceu por ver o desejo da mãe ser atendido.
“Parecia um desejo impossível de ser realizado, dada a realidade de uma UTI”, disse ela, em comunicado enviado pela prefeitura.
A médica intensivista Letícia Secundino salientou que a UTI é um ambiente com protocolos rígidos, mas que não se pode esquecer do lado humano, garantindo à paciente dignidade e segurança.
(Diário de Cuiabá)