Um vídeo de estudantes do Colégio Estadual Integrado Victorino Monteiro Silva, em Cuiabá, rasgando materiais escolares em via pública, gerou revolta nas redes sociais e reação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A unidade escolar fica no Bairro Três Barras e as imagens foram gravadas na última sexta-feira (5), após o fim do ano letivo.
Com mais de 500 mil visualizações na rede social TikTok, o vídeo mostra um grupo de alunos rasgando cadernos, livros didáticos e os arremessando para o alto.
O vídeo foi divulgado nas redes de uma estudante da escola, que afirma também ter rasgado os livros. “O povo da minha escola destruindo todinho material. Eu também destruí e é muito bom”.
Durante a gravação, é possível ouvir outro estudante surpreso com a atitude dos colegas e questionando “se vão jogar os livros fora”.
Nos comentários, usuários criticaram a ação. “Se vocês soubessem o quanto isso vai fazer falta para quando forem estudar para um vestibular, principalmente matemática”, disse um.
‘Que absurdo, como podem destruir os materiais escolares que todos nós pagamos com impostos e dificuldades?”, questionou outro.
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação disse que os alunos foram identificados e acompanhados pela gestão escolar para realizar o recolhimento do material danificado.
Ainda segundo a Pasta, a escola entrou em contato com os pais dos estudantes, que foram convocados a comparecer à instituição, onde foram reforçadas as responsabilidades da família quanto à guarda e manutenção dos materiais escolares, que são patrimônio público.
“A equipe psicossocial da escola já promoveu uma ação junto à comunidade estudantil com foco em conscientização e prevenção, a fim de evitar que situações semelhantes se repitam”, diz trecho da nota.
“A Seduc-MT reafirma seu compromisso com a preservação do patrimônio público e com a formação cidadã dos estudantes, em parceria com as famílias e a comunidade escolar”, finaliza. (Midianews)
Veja o vídeo:





