O vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) assumiu a Prefeitura de Cuiabá, nesta quarta-feira (20), no lugar de Emanuel Pinheiro (MDB), afastado da função nessa terça-feira (19) por suposto esquema de fraudes na saúde.
José Roberto Stopa afirmou que não fará mudanças no secretariado e acumulará o cargo de secretário de Obras.
O termo de transmissão temporária do exercício das funções de prefeito foi assinado na Câmara Municipal.
A solenidade de posse contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), do primeiro secretário, vereador Paulo Henrique (PV), do segundo secretário, vereador Cezinha Nascimento (PSL), do vereador Marcrean Santos (Progressistas), do secretário de governo, Luis Claudio e do secretário-adjunto de Governo, Wilton Coelho Pereira.
Afastamento de Emanuel Pinheiro
A decisão que afastou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, nessa terça-feira (19), é decorrente de investigação de suposta organização criminosa voltada para contratações irregulares de servidores temporários na Secretaria Municipal de Saúde, que, em sua maioria, teria sido realizada para atender interesses políticos do chefe do Poder Executivo.
O ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Correia, afirmou que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) lhe disse que a contratação de servidores da saúde era ‘canhão político’ no município.
Em nota, ele disse que recebeu a decisão com surpresa e que, posteriormente, irá se manifestar à população e imprensa. “Reitera que está à disposição das autoridades competentes e vai colaborar para o pronto esclarecimento dos fatos”.
Ainda durante a operação, o chefe de gabinete da prefeitura, Antônio Monreal Neto, foi preso temporariamente.
Fonte: G1 MT