Vereadores desmontam levantamento que aponta Emanuel como favorito a reeleição

Fonte:

Vereadores tentam desmascarar uma pesquisa do Analisando Instituto de Pesquisa e Opinião Pública, onde levantou os números que garantem a liderança do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que fica em primeiro lugar com um percentual de 38,1%, na disputa pela reeleição à Prefeitura de Cuiabá.

Diego Guimarães (Cidadania) postou um vídeo, nesta quarta-feira 26/08/2020, onde não aceita que Emanuel esteja na frente de todos, na disputa ao Alencastro. O alvo do parlamentar foi à secretária adjunta de Turismo, Christiany Regina Fonseca. Veja o vídeo no final da matéria.

“Esta pesquisa é o maior fake de todos os outros que já foram produzidos por institutos de pesquisas, em Cuiabá. Até desafia a inteligência e a memória do povo cuiabano, pois, a senhora Cristiany Regina Fonseca, que se apresenta como responsável pela pesquisa, está lotada hoje na Secretaria de Cultura da capital, com salário de R$ 11 mil ou R$12 mil […] Então, ela é uma funcionária da Prefeitura de Cuiabá, representando o estudo de pesquisa, que aponta números em favor de Pinheiro. Mostrando para mim números inimagináveis. Que não correspondem, inclusive, à realidade de forma alguma. Estamos nas ruas e a sensação que temos da população é de que Emanuel Pinheiro será rejeitado nas urnas”, respondeu o vereador ao site O Bom da Notícia.

A redação do Portal Mato Grosso Mais entrou em contato com a secretária que até a publicação desta matéria, não encaminhou posicionamento sobre as acusações.

Já o vereador de oposição Abílio Júnior (Podemos), disse que a pesquisa não reflete o sentimento das ruas. No levantamento, o parlamentar tem 9,2% das intenções de votos e aparece na terceira colocação. “Não acredito nesses números, basta andar nas ruas para vermos a realidade”, disse Abílio.

No levantamento do Instituto Analisando, Emanuel derrotaria todos os postulantes ao Palácio Alencastro no segundo turno.

A redação do Portal MTMais também contatou a assessoria da Prefeitura de Cuiabá que disse desconhecer tais acusações e que “a pesquisa não é um assunto institucional. A comunicação não pode se manifestar”.

A pesquisa

No levantamento foi ouvido 1.119 em 98 bairros entre os dias 22 e 24 de agosto, e de acordo com a pesquisa estimulada, quando é apresentada uma lista de candidatos, o chefe do Executivo Municipal aparece com 38,1%.

Em segundo lugar aparece o ex-prefeito Roberto França (Patriota), com 14% das intenções de votos. Em terceiro lugar vem o vereador oposicionista Abilio Brunini (Podemos), com 9,2%.

Já a ex-secretária adjunta do Procon e suplente de deputada federal, Gisela Simona (Pros), surge com 6,3%, sendo que o empresário Dorileo Leal (PSDB) tem 2,1%.

O candidato apoiado pelo governador Mauro Mendes (Dem), o suplente de senador Fábio Garcia (DEM), tem apenas 1,1%, enquanto o candidato do PSD, empresário Geraldo Macedo tem a mesma pontuação.

Já na pesquisa espontânea, quando o eleitor não tem auxílio de uma lista, o prefeito também lidera as intenções de voto com 20,6%, seguido por Roberto França, com 9,7%. O vereador Abilio tem 9,7%, Simona (2,1%) e Fábio Garcia apenas 0,3%. Outros nomes, como do ex-governador Pedro Taques (Solidariedade), também foram citados.

Apesar de liderar as intenções, o prefeito também é o mais rejeitado pela população, com 19,1%, França tem 15,3% de rejeição, enquanto Abílio tem 13,3%. Os indecisos somaram 53,1% e o que não souberam ou preferiram não responder 7,6%. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

Os demais pré-candidatos não chegaram a pontuar 1% na pesquisa, são eles: Julier Sebastião (PT), Ulysses Moraes (PSL), Paulo Grando (Novo), Fabrício Carvalho (PDT) e Felipe Wellaton (Cidadania). A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos. No total, Cuiabá tem 12 pré-candidatos nesta eleição, que deve ocorrer no dia 15 de novembro.

Com Informações: Portal Mato Grosso Mais