O vereador Dilemário Alencar (União) usou a tribuna da Câmara Municipal nesta quinta-feira (10) para defender que o parlamento cuiabano aprove uma Moção de Repúdio para os deputados que votaram para derrubar o veto do governador Mauro Mendes (União), que proibia o funcionamento de mercadinhos em presídios de Cuiabá e em outros municípios de Mato Grosso.
Dos 13 deputados que votaram favoravelmente aos mercadinhos, apenas o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) se manifestou publicamente, ao revelar que votou a favor da liberação dos mercadinhos nos presídios.
“Usei a tribuna da Câmara Municipal para externar a perplexidade e a indignação da população cuiabana com a atitude dos 13 deputados, pois eles deram a entender que ficaram do lado da bandidagem, visto que sabem que a Secretaria Estadual de Justiça fez um levantamento em mercadinhos instalados em presídios e constatou que os detentos têm acesso a produtos de primeira qualidade, como azeite de oliva, Nutella, amaciante de roupas, cigarros Marlboro e até cuecas da grife de luxo”, disse o vereador Dilemário.
“Ademais, o Ministério Público também revelou que facções criminosas usavam o mercadinho da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, para movimentar quantias vultosas de dinheiro oriundo do crime. Estou cobrando para que o nome desses 13 deputados sejam revelados pela Assembleia Legislativa, pois o povo, o eleitor, tem o direito de saber quem cometeu essa atitude reprovável, que manchou enormemente a imagem do parlamento mato-grossense”, pontuou Dilemário.
O parlamentar ainda pontuou que, de forma covarde, os 13 deputados avocaram o despropósito do direito de votarem secretamente para derrubar a iniciativa do governador que proibia o funcionamento de mercadinhos em cadeias.
“Apenas o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) se manifestou publicamente a favor da liberação dos mercadinhos. Nós, vereadores de Cuiabá, temos que repudiar a atitude inaceitável do Lúdio e dos outros deputados. Portanto, mesmo não sabendo os nomes de todos os deputados, estou apresentando uma Moção de Repúdio ao deputado Lúdio, simbolizando repúdio também aos outros 12 deputados que não tiveram coragem de revelar seus nomes para se esconder do povo”, concluiu o vereador Dilemário Alencar.
A Moção de Repúdio do vereador Dilemário Alencar será votada na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal, que está marcada para o dia 15.