Vereador fará ‘Blitz da Vacina’ para fiscalizar imunização em Cuiabá

Fonte:

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) usou a tribuna da Câmara Municipal nesta quinta-feira (22) para convidar os vereadores a participarem da “Blitz da Vacina”, que ele vai promover com o intuito de fiscalizar a lentidão que se encontra a vacinação em Cuiabá.

O parlamentar explicou que a blitz vai consistir em fiscalizar os trabalhos realizados nos postos de vacinação, levantamento sobre doses perdidas, visita ao depósito onde ficam estocadas as vacinas, levantamento sobre o número de vacinas que a secretaria estadual repassou para a secretaria municipal de saúde e vistoria no sistema de agendamento eletrônico de datas para a população se vacinar.

“Não podemos ficar quietos diante o fato de Cuiabá figurar há tempos nas últimas posições do ranking nacional sobre o desempenho na vacinação da Covid-19. Enquanto a cidade de Campo Grande aplica mais de 14 mil vacinas por dia, Cuiabá aplica pouco de 4 mil. Os campo-grandenses já receberam no braço 721 mil doses, entre a primeira e segunda dose, já os cuiabanos apenas 341 mil doses. Portanto, vou promover a “Blitz da Vacina”, como forma de fiscalizar essa latente lentidão em nossa cidade e cobrar que a prefeitura instale postos nos bairros para acelerar a vacinação”, explicou o vereador Dilemário.

O prefeito cuiabano pontuou que a lentidão não é por falta de vacinas, visto que dados do vacinômetro, constante no portal transparência do site da prefeitura, apontam que na quarta-feira (21), mais de 21 mil vacinas, exclusivas para a primeira dose, estão estocadas no depósito da prefeitura. Pontuou também, que 20% das mais de 14 mil vacinas da Janssen recebidas pela prefeitura, ainda não foram aplicadas no braço dos cuiabanos.

“E muito preocupante a falta de agilidade que a prefeitura está tendo para aplicar as milhares de vacinas que estão disponíveis para a primeira dose. Outro forte indicador da falta de agilidade, é o fato da prefeitura ainda contar com 20% das vacinas da Janssen, visto que essa vacina é aplicada em dose única. Porque não aplicar imediatamente todas as doses? Portanto, vamos cruzar dados em relação ao número de vacinas que a secretaria estadual de saúde repassou para a secretaria municipal de saúde, o número de doses que estão em refrigeração no depósito da prefeitura com as respectivas datas de vencimento, além de verificar o funcionamento do sistema de agendamento eletrônico para a vacina, que está tendo reclamação de muita demora no chamamento das pessoas agendadas”, pontuou o vereador Dilemário Alencar.

Fonte: O Bom da Notícia/Com assessoria