O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta para chuvas com perigo potencial para os 141 municípios de Mato Grosso nesta segunda-feira (25). Segundo os dados, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos acima dos 60 km/h.
Fique atualizado: Entre em nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias mais importantes do dia clique aqui
Em caso de rajadas de vento, o Inmet alerta para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois, há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra recomendação é para evitar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Na Capital, por exemplo, a velocidade estimada do vento pode ser igual a registrada no domingo (24) quando os moradores foram surpreendidos com chuva e ventos fortes, acompanhados de queda de energia em determinadas regiões.
De acordo com o site especializado Clima Tempo, os ventos chegaram a 21 km. O site meteórico aponta haver 90% de chances de pancadas de chuva à tarde. A temperatura máxima não passa dos 30 graus.
Tempestade de poeira
Uma tempestade de poeira e chuvas com ventanias atingiram estados da região Centro-Oeste neste final de semana. No domingo (24), o céu da cidade de Rondonópolis, no sul de Mato Grosso, ficou tomado por poeira. Nas redes sociais, usuários publicaram imagens da cidade.
Um dos internautas publicou um vídeo que mostra o céu tomado por massas de ar de cor marrom. Outro usuário afirmou que as cenas da tempestade assustaram moradores da cidade.
O Inmet também publicou no Twitter imagens de chuvas fortes com granizo e ventanias nos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná, que fica na região Sul.
Fonte: Repórter MT