Veja imagens: Incêndio causou destruição em escola em ‘questão de segundos’

Fonte:

Duas salas da Escola Municipal de Educação Básica do Campo Estevão Alves Correa ficaram destruídas com o incêndio que atingiu a unidade na manhã de quinta-feira (27). O fogo teve início na vegetação ao lado da edificação e rapidamente se alastrou.

Imagens divulgadas pelo programa SBT Comunidade mostraram os rastros de destruição deixados pelo incêndio.

Em uma das salas atingidas funcionava a diretoria e secretaria escolar; a outra era uma sala de aula recém-reformada e ainda não inaugurada.

Pelos registros é possível ver a fumaça ainda saindo dos destroços, paredes rachadas, carcaças de cadeiras. O teto veio abaixo com a proporção que o fogo tomou.

Foram destruídos móveis, equipamentos e materiais pedagógicos, além de terem se perdido arquivos e cópias de documentações dos alunos.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a Coordenadoria Técnica de Infraestrutura avalia os danos e aguarda o laudo da Defesa Civil do Município.

A unidade atende 249 estudantes da pré-escola ao 9º Ano do Ensino Fundamental e, por ora, as aulas presenciais foram interrompidas até que a unidade esteja preparada para receber os alunos e a energia seja religada.

“As atividades serão remotas com a entrega de apostilas e atividades aos estudantes, em suas residências. O material será entregue pelo transporte escolar juntamente com seus professores, que à medida que entregam, também orientam sobre o processo pedagógico”, diz trecho de nota.

A escola fica nas proximidades da MT-251, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

“Foi questão de segundos”

A presidente da associação dos moradores, Janaína Pessoa, estava na escola quando tudo aconteceu e contou os momentos de tensão que viveu.

“Era por volta das 10 e pouco. Eu percebi o fogo ao lado e comuniquei todos, mas a gente não imaginou que atingiria a escola. Foi muito rápido, foi questão de segundos”, disse em entrevista ao programa.

Quando os professores se deram conta a escola já havia sido atingida. “Começamos a tirar os alunos pelo portão dos fundos. Aqui na frente não tinha condições de passar por causa da fumaça. Era muita fumaça, escureceu tudo”, afirmou.

As crianças foram retiradas por uma chácara localizada aos fundos da escola e muitas precisaram ser encaminhadas para a unidade de saúde.

O pai de uma aluna de 5 anos, não identificado pela reportagem, encontrou a filha chorando e ajudou a levar alguns alunos que moravam na mesma região para casa.

“Quando cheguei aqui, já vi a cena do fogo pegando a escola e entrei para dentro do posto. As criançadas já estavam todas lá com as professoras; cheguei lá e minha filha estava chorando”.

“A intenção foi pegar ela, peguei alguns alunos que moram na minha região, deixei cada um na casa deles e voltei para cá para dar auxílio”, disse. Fonte: Midianews

Veja vídeos: