Várzea Grande também mantém exigência do uso de máscara em ambientes fechados

Fonte:

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), informou, nesta quarta-feira (9), que decidiu manter a exigência do uso de máscara de proteção facial obrigatório em ambiente fechados no município. No interior, subiu para sete o total de cidades que já tornaram facultativo o uso da máscara em ambientes abertos e fechados.

Segundo Kalil, a possibilidade de flexibilização do item de proteção individual ainda está sendo analisada pela equipe no Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

Além de Várzea Grande, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), informou, na noite de terça-feira (8), durante uma live, que não libera o uso de máscaras em ambientes fechados. Porém, afirmou que a decisão poderá ser revogada, caso haja queda nos números de casos de covid-19 no município.

Contundo, os municípios do interior estão adotando a decisão do governo estadual, que revogou o art. 1º do Decreto Estadual nº 1.134/2021, que previa a obrigatoriedade do uso de máscara em todo o Estado.

O prefeito de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá), Vander Masson, decretou, na manhã desta quarta-feira, o uso facultativo de máscaras de proteção facial em ambiente públicos e privados. Além de aderir à decisão, o prefeito apontou o índice de pessoas imunizadas na cidade, onde já foram 157.238 doses aplicadas, sendo 75.674 de primeira, 61.269 de segunda e 17.815 doses de reforço.

“Torna facultativo o uso de máscaras em todo o território do município de Tangará da Serra, tanto em local aberto, quanto em local fechado, podendo tal medida ser revista a qualquer tempo”, diz o trecho do decreto.

A Prefeitura de Campo Verde (140 km de Cuiabá) também publicou um decreto anunciando que vai seguir as diretrizes do governo do Estado. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os casos de contaminação por covid-19 estão em declínio na cidade, com apenas 14 pacientes em isolamento domiciliar e um paciente internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Além de Tangará da Serra e Campo Verde, outros cinco municípios já liberaram a população da obrigatoriedade do uso de máscaras. São eles Sinop, Diamantino, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

Fonte: Hipernotícias