O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que, caso o Ministério da Saúde cumpra a previsão de entrega dos novos lotes, será possível aplicar a primeira dose em todos os servidores da segurança pública ainda no mês de abril. A campanha deve começar já nesta terça-feira (06). Conforme noticiado, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) já garantiu 3,2 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 para a vacinação dos membros das Forças de Segurança de Mato Grosso.
Na última remessa de vacina, feita pelo Governo Federal, foi disponibilizado 896 doses. Para iniciar a vacinação com maior quantidade, a SES irá utilizar doses não utilizadas na imunização de indígenas e aquelas que ficam reservadas para eventuais problemas.
“Além do que voltou para a secretaria desses DSEIS (Distrito Sanitário Especial Indígena) que terminaram a vacinação, tinha uma reserva técnica, um organismo normativo do Ministério para substituir alguma vacina que tiver problema. O secretário Gilberto (Figueiredo) conseguiu liberar e vamos ter uma reserva técnica para associar a essas 896 doses, para que possamos iniciar em um número expressivo. Já temos 3,2 mil doses. Vamos fazer esforço durante o dia para chegarmos 3,5 mil”, declarou, durante reunião com o presidente da Assembleia, Max Russi (PSB), e outros parlamentares, na manhã desta segunda-feira (05).
Ainda de acordo com Mauro, a vacinação será iniciada pelos servidores mais velhos e que estão na ativa. A lista de prioridade será elaborada pelas próprias Forças e Segurança. O governador garantiu que o estado deve montar na Capital um local de vacinação exclusivo para atender os membros da Segurança que atuam no município e em Várzea Grande. “Aos demais municípios, a SES vai fazer a logística, de acordo com a lista feita pelos representantes das instituições”.
Fonte: Olhar Direto