Vacinação de crianças de 5 a 11 anos começa na quinta em Cuiabá

Fonte:

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) acaba de anunciar que a vacinação das crianças de 5 a 11 anos será iniciada na próxima quinta-feira, 20 de janeiro, no polo Unic Beira Rio, em Cuiabá. A data é o marco de 1 ano do início da vacinação contra a covid-19 na capital. A vacinação deste público seguirá ordem prioritária considerando as comorbidades das crianças e será aplicada com exclusividade neste polo até o próximo sábado (21). Na próxima semana, com o recebimento de mais doses, o processo será descentralizado e distribuído às unidades de saúde situadas nos bairros de Cuiabá. O anúncio foi feito em live nas redes sociais.

A ordem prioritária de vacinação seguirá as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Terão prioridades crianças com morbidades ou deficiência permanente. Na sequência, crianças quilombolas, sendo seguidas por aquelas que vivem em lar com pessoas com alto risco para a doença, como lares com pessoas com HIV, pacientes oncológicos, pacientes que realizam hemodiálise rotineiramente e pessoas imunossuprimidas.

As crianças acamadas não serão vacinadas no polo. Estas receberão uma equipe do Consultório na Rua, que fará o procedimento.

Assim como em outras fases da campanha de imunização, as crianças deverão ser cadastradas para que a Prefeitura faça o agendamento da vacinação. No caso, os pais ou responsáveis deverão realizar o cadastro no site VacinaCuiabá, escolher o perfil no qual a criança se encaixa e preencher todas as informações.

A Prefeitura estima que o município possui 60.659 crianças nesta faixa etária para receber a vacinação.

A partir da próxima semana, com a chegada de novas doses, o procedimento será descentralizado e as crianças poderão ser vacinadas na Unic Beira Rio (Região Leste), USF Paiaguás (Região Norte), USF Quilombo (Região Oeste), USF do Pedra 90 I e II e a USF Parque Cuiabá (Região Sul). Já nas Zonas Rurais, a USF Guia, o Programa Amor I e Amor II atenderão essas demandas.

Fonte: Estadão de MT