A Prefeitura de Cuiabá informou, na manhã desta terça-feira (8), que o uso da máscara facial que previne contra a covid-19 continua obrigatório em ambientes fechados no município. Segundo a administração municipal, o prefeito ainda deverá se reunir com o Comitê de Enfrentamento para decidir se libera ou não o uso do item de proteção na cidade.
Já o prefeito de Várzea Grande, Kaliu Baracat, (MDB), informou que irá se reunir com o Comitê nesta terça-feira para uma avaliação do cenário da covid-19 na cidade e só então deverá tomar uma decisão em relação à obrigatoriedade do uso da máscara.
Na noite de segunda-feira (7), o governador Mauro Mendes (DEM) revogou o artigo 1º do Decreto nº 1.134, de 1º de outubro de 2021, que previa a exigência da máscara em todo o território do Estado, passando a competência aos gestores municipais sobre a decisão de manter ou não a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção individual em espaços públicos e privados, tendo como base as circunstâncias sanitárias locais.
Três cidades do Estado já confirmaram o uso facultativo da máscara. Na sexta-feira (4), os municípios de Nova Mutum e Sorriso já haviam anunciado a liberação da obrigatoriedade do uso.
Na manhã desta terça-feira, a Prefeitura de Diamantino (182 km de Cuiabá) acatou a decisão do governo do Estado e decretou que o uso da máscara facial será facultativo no município. Segundo o prefeito Dr. Manoel (MDB), os casos de covid-19 na cidade estão controlados e disse que está acompanhando a decisão do governo estadual.
Fonte: HNT