A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência decretada pelo município de Cáceres, a 220 km de Cuiabá, em razão das enchentes do último final de semana. A portaria foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) nessa quinta-feira (15).
No último sábado (10), uma forte chuva caiu sobre a cidade e fez o Córrego Sangradouro transbordar. Cerca de 7 mil famílias foram atingidas, além de deixar dezenas de desabrigadas. No dia seguinte (11), a prefeitura decretou estado de emergência e calamidade pública.
O decreto visava obter auxílio dos governos federal e estadual, de modo a conseguir ajudar as famílias e reestruturar a cidade. A portaria do governo federal já está em vigor desde essa quinta.
Conforme relatório da Defesa Civil, em pouco mais de 2 horas, choveu o volume de 205,8 mm em Cáceres, quantidade que é esperada para todo o mês de fevereiro.
As famílias desabrigadas ficaram temporariamente na Escola Técnica Estadual, da cidade. Todos já conseguiram sair do local, que agora funciona como um ponto de apoio e distribuição de alimentos, kits de alimentação, além de roupas e cobertores.
Nesta sexta-feira (16), a cidade recebe visita dos senadores Jayme Campos (União) e Wellington Fagundes (PL), e do deputado federal Coronel Assis (PL) e estadual Júlio Campos (União), além do prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat. A reportagem apurou que a bancada federal deve anunciar o destino de recursos ao município.
Fonte: Primeira Página