O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão destinou R$ 100 milhões para prefeitura de Cuiabá aplicar na finalização das obras e compra de equipamentos do novo pronto-socorro da capital. O recurso foi anunciado por meio de uma portaria publicada na manhã desta quinta-feira (13) do Diário Oficial da União.
A viabilidade financeira fez parte de uma articulação do ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), e a bancada federal. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), participou junto com as autoridades de uma audiência com presidente Michel Temer (PMDB), no início da semana em busca do recurso. Em seguida, o presidente determinou a disponibilidade do recurso para capital.
Além de ter como objetivo terminar as obras da unidade de saúde, o prefeito deve usar parte do recurso para comprar equipamentos.
No início da semana, a bancada federal de Mato Grosso esteve buscando a liberação dos recursos em reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun (MDB. Na oportunidade, Marun avalizou o recurso e foi convencido que seria necessário o aporte federal para concluir a obra e equipar a nova unidade saúde, que atenderá todo o Estado, além da Capital.
A articulação “corrige” um erro da bancada no final do ano passado. Na ocasião, os deputados e senadores do Estado “avalizaram” que R$ 82 milhões destinados a compra de equipamentos do hospital para socorrer a Saúde do Estado, principalmente no repasse aos hospitais no interior.
O compromisso firmado pelo Governo era de que, a medida que a prefeitura faça as licitações, o Estado repassava os recursos das emendas. Todavia, as obras atrasaram e os equipamentos ainda não foram adquiridos.