Uma mulher admirável!

Fonte:

Por: Otacílio Borges Canavarros

No dia 06 de janeiro do corrente ano – data do meu aniversário -, eu recebi, via “WhatsApp”, da estimada amiga senhora Lucimar Aguiar de França, a seguinte mensagem: “Boa tarde Dr. Otacílio Borges Canavarros. Que o senhor viva muitos anos com saúde e prosperidade. Tenho o maior apreço pelo senhor, Dona Maria Ester e seus familiares. Feliz aniversário! Parabéns e vida longa! Afetuoso abraço. Estamos em Maragogi – Alagoas, eu, Mirael, Melissa, meus netos Beatriz e Gabriel e também meu genro Wagner”.

Todos os anos naquela data, a senhora Lucimar me cumprimentava com bondosas palavras. Naquele dia eu não imaginava e muito menos ela que, decorridos exatamente seis meses – dia 06 de julho -, eu estaria ao lado do corpo inerte dela orando ao Pai Celestial que a recebesse em seus braços para o descanso eterno. Quantos sentimentos de perda e de tristeza abateram sobre nós: familiares e os incontáveis amigos e admiradores da senhora Lucimar.

Conheci a senhora Lucimar em meados de 1985 quando, no cargo de presidente do Sistema FIEMT, eu a recebi em companhia do esposo, meu amigo senhor Aristotelino Praeiro Filho. Depois de alguns minutos de conversas, eu perguntei qual a experiência dela como secretária executiva nos últimos anos. Com um agradável sorriso revelador da sua simpatia, ela respondeu a minha pergunta, com muita segurança, afirmando ter trabalhado por quase uma década no escritório político do casal José Garcia Neto e Maria Lygia Borges Garcia.

Determinei a imediata contratação da senhora Lucimar para compor a equipe da presidência da FIEMT. Decorridos cerca de dois meses eu a promovi para o cargo de Chefe de Gabinete do presidente da FIEMT. Eu havia percebido, em tão pouco tempo, as muitas qualidades daquela jovem senhora. No ano seguinte – 1986 -, tendo eu decidido concorrer a uma vaga na Assembleia Nacional Constituinte, alguns dias antes do meu nome ser homologado pela Convenção Estadual do partido, a senhora Lucimar veio ao meu Gabinete.

Disse-me ela que gostaria muito de coordenar o meu escritório político em razão da experiência que ela possuía nessa matéria. Ela completou dizendo que poderia licenciar-se do cargo na FIEMT por todo o período do processo eleitoral, pedido este aceito por mim. Durante cerca de quase quatro meses, atuando diariamente no escritório político, a senhora Lucimar atendia às diferentes pessoas com presteza, simpatia, objetividade e determinação.

Ao final da campanha, passado o dia das eleições, decorrida a apuração dos votos, o Tribunal Regional Eleitoral divulgou o resultado oficial das urnas, tendo o candidato Otacílio Borges Canavarros ficado fora da relação dos oito primeiros colocados, eleitos para a Câmara dos Deputados em Brasília. Estando eu naquele momento da divulgação, ao lado da minha equipe de colaboradores no escritório da campanha, aproximei-me da senhora Lucimar – visivelmente exausta e chorando muito – e a abracei expressando gratidão a todos os presentes pelo grandioso trabalho, pedindo a eles que aceitassem o desejo do Pai Celestial.

Reassumindo a presidência da FIEMT no início de janeiro de 1987, diariamente a partir de 17 horas eu lá permanecia até cerca de 19h30 recebendo inicialmente a secretária senhora Lucimar para o relato de tudo que tinha ocorrido no Gabinete naquele dia. Imediatamente eu a liberava do trabalho para o necessário atendimento aos seus filhos, ainda muito crianças.

Até o dia final do meu último mandato na presidência do Sistema FIEMT – 29 de novembro de 1988 -, a senhora Lucimar esteve presente participando de todos os acontecimentos ocorridos na sede da FIEMT, sempre atuando com muita presteza e fineza.

Ela soube muito bem conquistar o respeito e a admiração de todas as pessoas que a procuravam para a solução de algum problema junto às instituições integrantes do Sistema FIEMT. As excepcionais qualidades da senhora Lucimar foram reconhecidas por todos os meus sucessores na presidência da FIEMT, razão pela qual ela lá permaneceu na mesma função durante 37 anos, fato este raríssimo. Inegavelmente ela era uma pessoa diferenciada!

Decorrido três décadas, no final de maio de 2019 eu participei de uma solenidade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso alusiva à comemoração do Dia da Indústria e ao ato de concessão das primeiras medalhas do Mérito Industrial Usina Itaicy, este recém instituído pela Assembleia. Falando do púlpito daquela casa de leis em nome dos agraciados, eu prestei, ao final, uma homenagem à senhora Lucimar convidando-a a permanecer ao meu lado para juntos recebermos a honrosa medalha. Novamente ela chorou abraçando a minha pessoa e expressando, muito comovida, o agradecimento por aquela inesquecível homenagem pública.

Periodicamente eu falava com a senhora Lucimar por telefone, poucas vezes estivemos juntos nestas últimas três décadas. A missão dela nesta existência foi brilhantemente cumprida. O legado por ela deixado aos filhos e netos é uma PRECIOSIDADE, com certeza almejada por milhares de famílias.

Senhora LUCIMAR: você foi UMA MULHER ADMIRÁVEL!

OTACÍLIO BORGES CANAVARROS – Cuiabá, setembro de 2022