Tudo indica que novo modal do transporte de Cuiabá será o BUD e não o BRT; entenda

Fonte:
O BUD é muito parecido com o VLT, porém utiliza rodas de borracha no lugar de trilhos Foto: Reprodução

Com previsão de conclusão do ramal do BRT até março, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, revelou que o Governo de Mato Grosso mantém conversas adiantadas sobre o Bonde Urbano Digital (BUD) como alternativa para a mobilidade urbana da Grande Cuiabá. As declarações foram dadas durante entrevista ao videocast PodOlhar, do Olhar Direto, já disponível no YouTube e nas principais plataformas de áudio.

Na entrevista, Marcelo explicou que a prioridade do governo é concluir as obras em andamento do BRT, especialmente o ramal em execução na Capital, dentro do cronograma previsto. Segundo ele, a Secretaria trabalha para finalizar os serviços até março, após uma série de ajustes técnicos e mudanças na condução da obra. O BUD também é o sistema defendido pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini.

Ao mesmo tempo, o secretário confirmou que o Estado avalia, de forma paralela, a possibilidade de adoção do BUD — também conhecido como ART (Autonomous Rail Transit) — como um novo modelo de transporte coletivo. De acordo com Marcelo, as tratativas envolvem análises técnicas e institucionais, sem interferir na conclusão do BRT.

Veja a parte do vídeo que fala sobre o BRT-BUD

Durante o episódio, o secretário detalhou os principais desafios enfrentados nas grandes obras urbanas, abordou atrasos, decisões de projeto e destacou que mudanças de rota foram necessárias para garantir soluções mais adequadas à realidade de Cuiabá. Ele também comentou o papel da infraestrutura no desenvolvimento de Mato Grosso e o modelo de gestão adotado pelo governo Mauro Mendes (União).

Marcelo de Oliveira ainda falou sobre a continuidade das políticas de infraestrutura em um eventual cenário de transição no comando do Executivo estadual, além de comentar concessões rodoviárias, obras estruturantes no interior e intervenções viárias na Capital. (Olhar Direto)

Veja a entrevista completa:

Sobre o vídeo:

00:00 Abertura 06:44 Marcelo de Oliveira fala das principais dificuldades enfrentadas na Sinfra 10:56 Marcelo de Oliveira fala sobre obras realizadas pela Sinfra nos últimos anos 19:24 Marcelo de Oliveria fala sobre as mudanças em regiões atendidas por pontes construídas pelo governo 24:30 Marcelo de Oliveira fala sobre como lida com as pressões dentro da secretaria

A partir de 26:55 Marcelo de Oliveira fala de previsão para conclusão das obras já iniciadas do BRT e de tratativas pelo BUD 34:20 Marcelo de Oliveira fala de outras obras na região da Baixada Cuiabana 40:50 Marcelo de Oliveira fala sobre duplicação da MT-251 51:14 Marcelo de Oliveira volta a falar sobre BRT e prevê finalização de traçado até março 54:06 Marcelo de Oliveira fala dos desafios das obras no Complexo do Leblon

01:02:33 Marcelo de Oliveira fala sobre obra para interligar Contorno Leste à MT-251 01:04:05 Marcelo de Oliveira desconversa sobre continuar secretário na gestão Pivetta e refuta candidatura 01:08:39 Marcelo de Oliveira fala sobre legado que pretende deixar na Sinfra 01:13:51 Encerramento

Marcelo Padeiro – Foto: Reprodução