Trecho de gasoduto explode em MT e rodovia é interditada; veja vídeos

Fonte:

Parte de um gasoduto explodiu a cerca de 1,5 quilômetro da entrada de Nossa Senhora do Livramento (39km de Cuiabá), na mineradora de propriedade de Rico Abdala.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, assim como da Polícia Civil e do Batalhão Ambiental, estão no local, relatam que a situação já está sob controle e vão iniciar as investigações sobre o caso. As forças de segurança estaduais permanecerão no local até que o problema seja totalmente resolvido.

O Governo de Mato Grosso já está adotando todas as medidas cabíveis para apuração do caso.

Segundo informações da assessoria de imprensa dos bombeiros, as ligações começaram por volta das 9h40 da manhã. A explosão teria acontecido próximo à entrada de Livramento, sentido Cáceres, perto do posto pantanal/mineradora Abdala, na zona rural.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a explosão aconteceu na BR-070/MT, quilômetro 545, próximo a comunidade Carijó. A via foi interditada em ambos os sentidos.

O gasoduto é uma rede de tubulações que leva o gás natural das fontes produtoras até os centros consumidores. O gasoduto Bolívia-Brasil transporta o gás proveniente da Bolívia para atender os Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Transporta grandes volumes de gás, possui tubulações de diâmetro elevado, opera em alta pressão e somente se aproxima das cidades para entregar o gás às companhias distribuidoras, constituindo um sistema integrado de transporte de gás.

Carros atingidos

Explosões seguidas de vazamento no gasoduto que vem da Bolívia causaram tensão e pânico em moradores de sítios e garimpos no município de Nossa Senhora do Livramento (42 km de Cuiabá) na manhã deste sábado (30). Estilhaços de pedras também atingiram alguns veículos que passavam pelo local, o que motivou a interdição da BR-070, no trecho que fica a cerca de 10 quilômetros depois de Livramento.

Ao FOLHAMAX, o Corpo de Bombeiros informou que está atendendo a ocorrência desde às 9h30. Não há informação de qualquer pessoa ferida. De qualquer forma, os bombeiros isolaram a região e aguardam a empresa responsável pelo gasoduto fazer o desligamento, pois o gás continua vazando no local.

Vídeos gravados por populares mostram algumas das explosões e nuvem de poeira e estilhaços sendo arremessados enquanto carros de passeio e carretas trafegam pela BR-070. Uma mulher moradora de um sítio na região, gravou um áudio, desesperada, relatando o medo dos moradores. “Tragédia em Livramento, explodiu a barragem, estamos assistindo tudo aqui daqui do sítio, parece fim do mundo. O troço lá em cima do morro, tem uns quilômetros daqui. O chão tremeu aqui no sítio, estamos com medo de chegar em Livramento. Não sei que direção que estamos vendo isso, gente do céu, é fim do mundo”, diz uma mulher apavorada, num áudio que já está viralizado no WhatsApp.

“Foi o gás da Bolívia que explodiu.  Estou em pânico minha família têm sítios em livramento.  Toda estrada de Cáceres por onde passa o gas está tendo explosão”, diz uma mensagem de uma internauta compartilhada no WhatsApp.

Além do isolamento, os bombeiros estão vistoriando casas na região averiguar se existe algum risco ou se houve comprometimento das estruturas. “Fizemos o reconhecimento, etnramos na casa ao lado para ver se tinha vítimas e agora a empresa precisa fazer o desligamento”.

CAUSA DESCONHECIDA

Um representante da Âmbar Energia, empresa responsável pelo gasoduto Bolívia-Mato Grosso informou que a pressão não estava alta e que o motivo do vazamento e explosão ainda é desconhecido. Relatou que desde 1998 nunca havia ocorrido qualquer problema nesse sentido. “Nossas equipes estão investigando o rompimento”, explicou.

Fonte: Folhamax/Olhar Direto