‘Trancar tudo não é a melhor alternativa’, diz Emanuel sobre novo decreto

Fonte:

Está previsto para segunda-feira (31) um novo decreto do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) com medidas restritivas por causa do aumento de casos de covid-19. Segundo o gestor, o “tranca tudo” no comércio não é a melhor alternativa, mas medidas precisarão ser tomadas, até por causa de uma decisão judicial que obriga a prefeitura a cumprir as restrições devido à classificação de risco.

Segundo a última classificação de contaminação divulgado pelo governo do Estado, Cuiabá tem risco alto. O ranking leva em consideração os dados dos últimos 14 dias, comparando com a média no período anterior.

Com essa classificação, Cuiabá precisa tomar medidas como a proibição de festas e atividades de lazer, proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória.

“O tranca tudo não é a melhor alternativa. Agora o novo normal, a fiscalização agindo com firmeza, com autoridade em cima daqueles que agem com irresponsabilidade, eu repito, ainda é a melhor alternativa de enfrentamento à covid”, defende o prefeito.

Emanuel também cobrou a colaboração da população para que os índices da covid-19 voltem a baixar. “Nós temos que ter todo o cuidado do mundo. Aproveito mais uma vez para pedir o apoio, a compreensão da população. Essa luta diária contra a covid-19, se cada um fizer a sua parte e não cobrar milagre por parte do gestor”.

Sobre as medidas mais restritas, Pinheiro voltou a afirmar que não concorda com a limitação de horário em serviços como os supermercados, justamente para evitar aglomerações.

“Se você limitar o horário, como era o decreto anterior, vai causar filas enormes, aglomerações que são totalmente condenáveis no momento. Estamos avaliando, sempre com respeito à saúde e à vida das pessoas, mas deixando a possibilidade sempre das pessoas trabalharem. As pessoas precisam trabalhar, sustentar a família. Quem puder ficar em casa, a recomendação da prefeitura é, por favor, fique em casa”, enfatizou o prefeito.

Fonte: Gazeta Digital