Trabalhador de Cuiabá é internado em estado grave com larvas de varejeira no ouvido

Fonte:

Valdemir Dencati deu entrada no Hospital Municipal de Cuiabá, na manhã desta segunda-feira (05), com larvas de mosca varejeira no ouvido. Segundo a esposa de Valdemir, Ediane, o marido sente muita dor e no momento está sozinho na unidade.

Na sexta-feira (2), Valdemir sentiu quando um inseto pousou em sua orelha, mas acreditou que o tivesse espantado. Na madrugada de sábado (03), por volta das 3h, acordou sentindo muita dor e foi levado para a UPA do bairro Pascoal Ramos.

O casal não sabia, mas a mosca tinha botado ovos na orelha de Valdemir e esses ovos eclodiram, fazendo com que larvas ficassem na orelha. Segundo a esposa, no momento mais grave, no domingo, as larvas estavam caindo da orelha do trabalhador.

Na UPA foi feita uma lavagem no ouvido e o paciente foi encaminhado para o HMC, mas não foi admitido, porque não tinha cadastro no Sisteg, sistema da regulação em saúde. Aconselhados, foram até a Policlínica do Verdão, onde um novo encaminhamento foi entregue ao casal, que mais uma vez não foi admitido no Hospital Municipal de Cuiabá.

Eles voltaram para a UPA do Pascoal Ramos, onde ele ficou internado e recebeu medicamento na veia. Fizeram mais uma lavagem e começaram a tratar como se fosse uma inflamação no ouvido.

Por volta de 19h, Ediane levou Valdemir para uma consulta particular em um otorrinolaringologista, médico especialista. O profissional atestou a existência de larvas no ouvido de Valdemir e disse que seria preciso fazer uma cirurgia. O valor, segundo Ediane, é estimado entre 5 e 7 mil reais.

Com as imagens do exame, o casal voltou para a UPA do Pascoal Ramos, onde finalmente conseguiu o encaminhamento correto para o HMC. Segundo Ediane, a única informação que receberam é que Valdemir deve ser transferido para o Hospital Estadual Santa Casa, mas não foi dada uma previsão de quando isso deve acontecer.

“É um descaso. Um trabalhador que não pode contar com a saúde pública. Mais uma noite vai chegando e até agora nada. Muito triste isso. O bicho está comendo ele vivo”, disse Ediane aos prantos.

Ela reclama que não pode ficar ao lado do marido e precisa “implorar” por informações aos profissionais da unidade para saber como ele está.

Outro lado

Em contato com a reportagem, a assessoria do Gabinete de Intervenção na Saúde Pública de Cuiabá informou que Valdemir está internado no HMC e que já passou pelo procedimento de retirada das larvas do ouvido. Ele ainda deverá passar por um outro procedimento cirúrgico, porque o estado de saúde é considerado grave.

Vídeo mostra a situação o ouvido de Valdemir. As imagens são fortes. Fonte: Repórter MT.

Vídeo: