A mãe do jovem cuiabano João Victor dos Santos Morais, de 19 anos, que desapareceu no Aeroporto de Guarulhos (SP), após sair de Paris, na França, com destino a Mato Grosso, no dia 13 deste mês, disse que o filho é muito tímido e sempre afirmava que tinha medo de sair sozinho na França. Segundo a mãe, uma amiga da família esperava por ele no aeroporto para ajudá-lo durante a conexão entre os voos, mas ele saiu do local combinado e, desde então, não foi mais visto.
Divina Celma Santos da Luz contou que o jovem estava com muita vontade de visitar o Brasil novamente para reencontrar o pai dele, com quem a família possui uma boa relação de convívio.
João mora com a mãe há seis anos, desde que saíram de Cuiabá e foram para Paris após a separação dos pais.
“Na França, ele não saía sozinho à noite. Ele é bem reservado e tímido. Se você sentar do lado dele o dia inteiro e não falar nada, ele também não fala, de tão tímido. Ele tinha medo de sair sozinho”, afirmou.
De acordo com a mãe, o plano era que João viajasse primeiro ao Brasil e, em julho, a mãe e o irmão dele também viajariam para se encontrarem. Eles combinaram que voltariam juntos para Paris em agosto.
“Ele me disse que estava com vontade de ver o sol do Brasil de novo. Ele queria muito ver o pai dele, que estava com saudades e ansioso”, disse.
Mãe Divina Celma e o filho João Vitor, que está desaparecido desde o dia 13 deste mês — Foto: Arquivo pessoal
Para que João fosse primeiro, a mãe tinha combinado com uma amiga da igreja, que mora em Campinas (SP), que ela o ajudaria embarcar para a capital mato-grossense.
No entanto, ao pousar às 5h05 do dia 13 de maio, João foi visto passando pela migração, desceu até o portão 3, onde pegou a mala e, em seguida, saiu para fora do aeroporto, às 7h40. O voo de conexão estava agendado para 16h do mesmo dia.
Segundo a mãe, a amiga dela chegou no aeroporto às 8h05, mas o jovem já tinha saído do local combinado. Desde então, ele não foi mais visto.
“Estou com sentimento de desolação, de discriminação. Você vale aquilo que você tem. Tenho certeza que se seu fizesse parte da alta sociedade e tivesse uma família influente, talvez meu filho já teria sido encontrado. Infelizmente, essa é a realidade que a gente vive”, desabafou.
Buscas
A mãe de João prestou depoimento à polícia nesta segunda-feira (23), onde apresentou algumas peças de roupa que ainda continha o cheiro dele.
De acordo com ela e o pai de João, a polícia ainda não encontrou nenhuma pista concreta sobre o paradeiro do filho.
Eles espalharam cartazes na comunidade Malvinas, que fica no entorno do aeroporto, e pediram ajuda às igrejas evangélicas, as quais tinham contato.
“Só quero encontrar o meu filho. Isso está sendo muito difícil. Não imaginava que isso aconteceria com meu filho”, disse.
Câmeras de segurança do aeroporto mostraram João Vitor pegando a mala e saindo do aeroporto — Foto: Reprodução
Segundo o pai, Jari Morais, acredita que o filho tenha pensado que já estava em Cuiabá, por isso foi visto pegando a mala e saindo do aeroporto.
“Eu penso que ele achou que estava em Cuiabá porque ele nunca fez uma viagem dessa sozinho. Quando eles foram para França, uma acompanhante de bordo ajudou e agora acho que ele se perdeu”, ressaltou.
A Polícia Civil informou que analisa as imagens das câmeras de segurança e solicitou informações da operadora de telefone. O caso é investigado pelo setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) da seccional de Guarulhos, em conjunto com a Delegacia de Atendimento ao Turista (DEATUR).
Fonte: G1 MT